Delegação amazonense conquistou cinco medalhas no primeiro bloco e já garantiu mais três na abertura da segunda etapa, em Brasília - Foto: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O segundo bloco de competições dos Jogos da Juventude 2025, em Brasília, teve início na segunda-feira (15/09) e o Amazonas já voltou ao pódio. No wrestling, a atleta Ester Vitória conquistou medalha de bronze na categoria livre até 54kg; Analice de Melo conquistou outro bronze no greco-romano até 73kg; e Jennifer Queiroz garantiu prata na categoria livre até 42kg.

Para a estudante Jennifer, o sentimento é de gratidão. Em 2024, a atleta esteve em João Pessoa (PB) para os Jogos da Juventude, mas não conseguiu conquistar medalhas. Em sua segunda participação na competição, o resultado mudou. Para a atleta, a experiência tem sido única. “É uma sensação de gratidão. Mesmo não conseguindo o primeiro lugar, é muito gratificante estar aqui e participar da competição em si. É uma experiência única e eu quero conseguir o primeiro lugar para o Amazonas. Esse ano não foi, mas ano que vem, se Deus quiser, vai ser”, afirmou a atleta.

A participação do Amazonas nos Jogos da Juventude 2025 está sendo marcada por conquistas expressivas. No primeiro bloco de disputas, o estado assegurou quatro medalhas no atletismo e uma na natação.

De acordo com o chefe da delegação amazonense, Mike Moraes, os atletas amazonenses vem evoluindo na competição e mostrando um ótimo desempenho.

“Parabenizar os atletas, em especial na modalidade atletismo. Conseguimos, neste ano, quatro medalhas na modalidade, uma na natação e outras três no wrestling. O nosso objetivo é superar a marca de 2024 em número de medalhas para o Amazonas”, ressaltou o professor.

Além das medalhas conquistas, o dia também foi de resultados positivos nas modalidades coletivas. O time de futsal feminino amazonense venceu o time de Alagoas por 4 a 2; no vôlei de praia feminino, o Amazonas superou o Acre por 2 sets a 0 e no basquete feminino, as atletas amazonenses ganharam do time paraibano por 30 a 28. Já no futsal masculino, a vitória do estado veio diante do Distrito Federal, em placar movimentado: 9 a 6.

Com disputas que se estendem até sexta-feira (19/09), novas medalhas e mais vitórias podem ser alcançadas pelo estado no segundo bloco de competições. No total, os Jogos da Juventude reúnem, em 2025, mais de 5 mil estudantes de todo o país em Brasília, em 17 modalidades esportivas. Em relação a números, a competição, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), é a maior disputa do mundo a nível escolar.

Quadro de medalhas

Atletismo

  • Sarah Letícia, da Escola Estadual Governador Melo e Póvoas, medalha de prata no Salto em Altura

  • Samara Macena, da Escola Estadual Professor Jorge Karam Neto, medalha de bronze nos 400 metros rasos

Natação

  • Pietra Menezes, das Escolas Idaam, medalha de bronze nos 50 metros livres

Wrestling

  • Jennifer Queiroz, da Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, medalha de prata na categoria livre até 42kg

  • Ester Vitória, da Escola Municipal Themistocles Pinheiro Gadelha, medalha de bronze na categoria livre até 54kg

  • Analice de Melo, Escola Nilton Lins Leste, medalha de bronze na categoria greco-romana até 73kg