Fotos: Fábio Tavares / Sedel, Fernando Vasconcelos / NFC e Paulo Bindá

A Arena da Amazônia, recebeu na noite desta terça-feira (01/04), às 20h, a primeira grande decisão em 2025, a final do Campeonato Amazonense. A partida foi disputada entre o campeão do primeiro turno, o Amazonas FC, e o do vencedor do segundo turno, o Nacional FC, com o time da zona leste de Manaus saindo vencendo por 2 a 1, alcançando seu segundo título amazonense.

“O Governo do Amazonas, por meio da Sedel, entrega uma Arena preparada para essa grande final. O Amazonas FC tem disputado a Série B e quero parabenizar o Nacional, que está classificado para a Série D e Copa do Brasil”, disse o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

Para chegar até a final, a Onça Pintada conquistou o primeiro turno do Barezão 2025. Nos últimos anos, a equipe da zona Leste de Manaus, vem em uma ascensão meteórica que culminou na primeira Série B disputada em 2024. Em dez partidas do Campeonato Amazonense, a equipe teve quatro vitórias, dois empates e três derrotas.

“Eu fico feliz, porque tenho o apoio do secretário Jorge Oliveira, do governador Wilson Lima, e sem esses apoios a gente não conseguiria ir tão longe, com tanta bravura e tranquilidade. O futebol amazonense vive o seu melhor momento, e daqui para frente, tende a ser muito melhor”, falou o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha.

O Nacional FC, um dos mais tradicionais clubes do estado, queria quebrar um jejum de dez anos sem conquistar o Barezão. O Leão da Vila Municipal chegou à final após conquistar o segundo turno do Amazonense, em dez jogos o time chegou a final com a melhor defesa do campeonato, sofreu apenas quatro durante toda a competição.

“Eu venho à Arena desde a inauguração para a Copa de 2014. Então eu fico alegre em ver que o Governo do Amazonas tem se preocupado em estar usando o espaço, dando a oportunidade aos times amazonenses de utilizarem as instalações. Jogar aqui na Arena melhora o futebol dos nossos clubes”, ressaltou o torcedor do Amazonas, Ricardo Guedes.

O Jogo

A partida começou com o Amazonas mais intenso e levando muito perigo ao azul e branco. Aos 11 minutos do primeiro tempo a Onça abriu o placar, Rodrigo Varanda em jogada individual. Ainda na etapa inicial, Vinícius Balotelli empatou para os azulinos. Com a partida se encaminhando para os pênaltis, a bola caiu no pé do uruguaio Diego Zabala, que fez o segundo aurinegro e consagrou o time da zona leste como Campeão Amazonense de 2025.

O Amazonas, agora detentor do título estadual, entrará em campo dia 4 de abril, em partida válida pelo Brasileirão Série B, contra o Goiás. Já o Nacional encerra sua participação em 2025 com as classificações para o Campeonato Brasileiro Série D e Copa do Brasil, ambas para o ano de 2026.