O Amazonas é um dos 8 estados do país onde abastecer com o etanol compensa mais que a gasolina. O preço médio do combustível aumentou 6,42% nos postos do país nos últimos dois meses. Com isso, a gasolina está mais vantajosa em 18 estados.
É o que mostra a calculadora de combustíveis do g1, com base nos preços médios nos postos encontrados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na última semana.
Além do Amazonas, abastecer com o etanol também é mais vantajoso no Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. No estado, o preço médio do etanol é de R$ 4,31, enquanto o da gasolina está em R$ 6,36.
A calculadora do g1 considera o preço e o rendimento de cada combustível. Segundo especialistas, o etanol é mais vantajoso quando está custando até 70% do preço da gasolina.
Os preços atuais também mostram uma mudança significativa de cenário em relação a dois meses atrás, quando o etanol era mais vantajoso em 14 estados e no Distrito Federal.
De acordo com o diretor-executivo da AbriLivre, Rodrigo Zingales, o ambiente mais favorável para a gasolina em alguns estados pode ser justificado, entre outros pontos, pelo seguinte movimento:
-
alta no preço do etanol vendido pelo produtor à distribuidora, o que eleva o custo do combustível nos postos;
-
política de preços da Petrobras, que ajuda a segurar o repasse dos aumentos da cotação do petróleo no mercado internacional;
-
e custos de importação ainda comportados, o que ajuda a manter os preços da gasolina.