Foto: Matheus Perdiz / Semed

Alunos da escola municipal João Castro Filho, da Prefeitura de Manaus, participaram do projeto “Academia Ambiental”, nesta quarta-feira, 12/7, no Puraquequara. A ação, que ocorre três vezes por mês, beneficiou mais de 40 estudantes com deficiência, da sala de recursos da unidade de ensino.

O projeto é fruto de uma parceria entre as Coordenadorias do Ocas do Conhecimento da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Soka Amazônia. Essa atividade tem como público-alvo estudantes de escolas da zona Leste.

A proposta do projeto é oferecer conhecimento sobre a natureza, mostrar para alunos as espécies da flora regional, bem como a biodiversidade da região, segundo o articulador do projeto Academia Ambiental, pelo setor Ocas do Conhecimento, Elson Sousa.

“A ideia do projeto é promover o despertar da criança para o meio ambiente com este cenário rico da nossa biodiversidade. Aqui os alunos aprendem sobre a nossa flora, o reino das abelhas, ou seja, um meliponário que existe aqui. Fazem uma trilha que termina na beira do rio, e aprendem um pouco sobre o nosso encontro das águas. Ou seja, os nossos estudantes têm com esse projeto, de fato, uma imensidão de conhecimento sobre Amazônia”, disse Elson.

“O lugar é diferente para eles, onde tiveram esse contato com a natureza, com aspectos importantes da nossa região. Então, foi importante para a formação cidadã deles”, destacou a professora da sala de recursos, Lucimar da Cunha.

Para a aluna Maria Santos, 8 anos, do 2º ano do ensino fundamental, o dia foi muito especial. “Eu achei muito interessante e muito legal, porque aprendemos várias coisas. Eu aprendi que peixes gostam de lama, também gostei de ver as abelhas e plantas”, afirmou.