
Na Vila Olímpica de Manaus, a capital amazonense recebeu o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, competição nacional destinada a paratletas. O momento também marcou, simultaneamente, a 2ª edição das Paralimpíadas Escolares do Amazonas (Parajea’s). Mais de 40 alunos paratletas da rede estadual participaram da competição, nas modalidades de atletismo e natação.
Classificatório para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares, que acontece em novembro, na cidade de São Paulo, o Parajea’s surge como as seletivas específicas dos paratletas, que antes eram definidas nos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). O objetivo para 2024 é dobrar o número de paratletas classificados para a fase nacional da competição, como explicou Keegan Ponce, assessor pedagógico do Núcleo de Desporto Escolar da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.
“Tivemos 45 paratletas inscritos no Parajea’s nas modalidades de atletismo e natação. Na fase nacional, teremos mais modalidades, e queremos dobrar o número de 28 paratletas que tivemos em 2023. O esporte ajuda na autoestima, na inclusão. Ajuda também no pedagógico, porque melhora o desempenho deles em sala. Representa mudança de vida para esses adolescentes”, destacou Keegan.
O número de paratletas do Amazonas qualificados para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares dependerá dos índices técnicos alcançados pelos mesmos durante as competições deste sábado. O resultado será divulgado, nesta segunda-feira (27/05), pelo Comitê Paralimpíada Brasileiro (CPB).
Meeting
Anteriormente disputadas em coletivo pelos estados brasileiros, as classificatórias para a fase final das Paralimpíadas Escolares acontecem, este ano, em todas as capitais do país, qualificando os paratletas dos estados correspondentes. O momento, além do desporto escolar, também marca o desenvolvimento do esporte entre outras esferas, como a universitária e a militar.
“Estamos com um evento esportivo completo. Já no paradesporto, sairá daqui a delegação amazonense para as Paralimpíadas Escolares, que é a maior competição do mundo neste sentido. Nenhuma outra reúne tantos atletas”, enfatizou o diretor jurídico do CPB, Paulo Losimskas. Em 2023, cerca de 1,8 mil paratletas estiveram na fase final em São Paulo.
O evento de organização nacional também contou com as modalidades de tiro esportivo e halterofilismo, realizadas na sede da Federação Amazonense de Tiro Esportivo e na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Sonhos
Alvo de muita dedicação em meio aos paratletas, o Parajea’s também é um espaço de sonhos e realizações. Entre primeiras experiências e currículos já consolidados, o objetivo é um só: estar em São Paulo em novembro.
