O aluno do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam), Filipe Dwan Pereira, teve sua tese selecionada como uma das melhores teses de computação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e foi indicado ao Prêmio Capes de Tese 2023, concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

A pesquisa de Filipe, intitulada de “Towards AI-human hybrid online judges to support decision making for CS1 instructors and students” (Rumo a juízes on-line híbridos de IA e humanos para apoiar a tomada de decisões de instrutores e alunos de programação introdutória, traduzida para o português), é voltada para aplicações de inteligência artificial híbrida que podem ser empregadas em juízes online, sistemas que copilam, executam e testam códigos-fonte realizando uma avaliação automática de códigos.

A ferramenta de referência utilizada na pesquisa de Filipe foi o CodeBench, um juiz online desenvolvido pelo IComp/Ufam sob a liderança do professor e coorientador da pesquisa, David Braga Fernandes de Oliveira. Segundo Filipe Pereira, a sensação é de ter alcançado um nível maior na área da inteligência artificial e informática aplicada à educação.

“Esse reconhecimento valida nosso esforço, dedicação e paixão investidos ao longo dessa jornada de pesquisa. A sensação de realização pessoal é imensa, pois, esse prêmio é uma boa evidência de que nossas ideias, achados, resultados e insights estão fazendo uma diferença tangível no campo da ciência da computação”, disse Filipe.

Segundo a orientadora de Filipe Dwan Pereira, a professora Elaine Oliveira, a indicação da pesquisa do aluno é um motivo de muita alegria. “Nós estamos muito felizes com o reconhecimento. O aluno Filipe foi excelente, dedicado e incorporou esse espírito de pesquisa, de aprofundamento, além de ele contar com dois coorientadores, o professor David Braga Fernandes de Oliveira, e a professora da Universidade de Durham, no Reino Unido, Alexandra Iona Cristea. Vale destacar também que a pesquisa contou com muitos colaboradores, o que fortaleceu ainda mais o trabalho”, destacou Elaine Oliveira.

A cerimônia de premiação acontecerá de forma presencial em dezembro deste ano em Brasília (DF). O autor vencendo do prêmio ainda receberá um certificado de premiação, uma medalha e uma bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional, por até 12 meses.