Foto: Tadeu Souza

Com foco em propostas e incentivos para o setor comercial, os candidatos à Prefeitura de Manaus da chapa Ordem e Progresso, Capitão Alberto Neto (PL) e Professora Maria do Carmo (Novo), participaram ontem (13), de duas agendas junto a empreendedores e empresários da capital.

A primeira, foi uma caminhada na rua do Comércio, no bairro Parque 10, zona Centro-Sul. Depois, foram convidados para um almoço com membros da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM) para apresentar seus projetos de incentivo para a área.

“Manaus precisa ser uma cidade amiga do empreendedor, especialmente do microempreendedor. O comércio é responsável por gerar empregos. Vamos facilitar a vida do empreendedor, desburocratizando o licenciamento e reduzindo taxas. O turista que chega aqui tem medo de andar pela cidade, com o Centro se transformando em uma cracolândia. Nosso choque de ordem vai mudar essa realidade”, afirmou o Capitão Alberto Neto.

Em Manaus, no ano de 2023, o comércio gerou 104 mil empregos com carteira assinada. Além disso, é o setor que mais contribui para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Amazonas. Dados da CDL indicam que a arrecadação gira em torno de 37%.

Apesar de toda a geração de riqueza, os comerciantes relatam falta de oportunidades e crescente insegurança, como explicou Washington Luís, que trabalha há uma década na rua do Comércio.

“O que nós comerciantes precisamos é de mais segurança, de uma polícia ostensiva. Estamos acuados, vivendo com medo. A população perdeu o direito de ir e vir com tranquilidade, mas acredito que isso vai mudar. Com o Capitão Alberto Neto, vamos voltar à normalidade. Ele tem experiência nessa área e vai trazer o choque de ordem que tanto precisamos. É 22 na cabeça!”, afirmou o comerciante.

Durante o encontro na CDL, a candidata a vice, Maria do Carmo Seffair, destacou a necessidade de tornar os comerciantes uma prioridade na gestão municipal, já que são os principais responsáveis pela arrecadação e pela geração de emprego e renda.

“Em qualquer gestão pública, o comércio deve ser prioridade e tem que ser desburocratizado. Nós vamos implementar renúncias fiscais e isenções de impostos para os comerciantes. Sabemos que o empresário é quem mais gera emprego e renda em Manaus, e por isso é crucial que o município crie um ambiente propício para eles. Isso não beneficiará apenas os empresários, mas toda a cidade, porque o melhor programa social é a geração d e emprego que dignifica a vida de qualquer pessoa”, defendeu a vice, que também é empresária e afirmou que, caso a chapa seja eleita, “Manaus terá dois liberais na prefeitura”.

Na Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, os candidatos foram recebidos pelo presidente Ralph Assayag que apresentou demandas da categoria, como o ordenamento das ruas do centro da cidade e o uso do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU) para melhorias na região central, considerada por eles como estratégica.

Outros projetos apresentados foram as isenções de IPTU e ISS para os comerciantes, criação de centros de distribuição nos bairros e a ampliação das parcerias público-privadas. Além disso, os candidatos também prometeram uma maior atenção ao Centro Histórico valorizando o turismo e o empreendedorismo.

“Vai acabar o tempo em que a Prefeitura de Manaus dá as costas ao comerciante e ao empreendedor na nossa cidade”, afirmou Capitão Alberto Neto em compromisso com o setor.

Com informações da assessoria