Confraternização apresentou os resultados do saneamento em 2025 e fortaleceu o diálogo com as comunidades, por meio das lideranças comunitárias - Foto: Assessoria / Águas de Manaus
Na manhã desta quarta-feira (10), lideranças comunitárias de todas as zonas de Manaus participaram da confraternização anual do programa Afluentes, promovido pela Águas de Manaus. O encontro, realizado no Sírio Libanês, celebrou as conquistas do saneamento em 2025, apresentou o balanço das ações da concessionária ao longo do ano e apresentou as ações previstas para 2026.
O programa existe há sete anos. Atualmente, o programa conta com mais de mil líderes comunitários ativos. Para a gerente de Responsabilidade Social da concessionária, Simony Dias, o sucesso do Afluentes está diretamente relacionado ao cuidado e à atenção dedicados às comunidades.
“O programa vem se fortalecendo ao longo dos anos e, hoje, já reúne mais de mil lideranças de todas as zonas de Manaus. Nosso relacionamento com elas é diário, e nos colocar no lugar de cada uma tem feito a diferença na hora de levar as demandas adiante. Trata-se de uma relação de confiança mútua, com trocas constantes de conhecimento e experiência. Nós, da Águas de Manaus, temos muito orgulho do sucesso do Afluentes”, destacou.
Durante a confraternização, as lideranças reforçaram a importância do relacionamento direto com a concessionária e do atendimento ágil às demandas dos moradores.
“Essa parceria é muito importante. É gratificante ver que a empresa se preocupa em prestar um bom serviço. Diariamente temos contato com os representantes da Águas de Manaus, que nos ouvem e buscam soluções para as necessidades dos moradores. Hoje, posso dizer que somos ouvidos e valorizados pela empresa”, afirmou Fabiane Gimack, líder comunitária do bairro Japiim 2, na zona Sul.
Para Luiz Salgado, presidente da Associação Comunitária e Social América do Sul, localizada no bairro Colônia Terra Nova 1, zona Norte, a relação próxima entre concessionária e comunidade demonstra o compromisso da empresa com a melhoria dos serviços. “A Águas de Manaus é a única empresa que ouve as lideranças comunitárias e dá celeridade às demandas. Problemas podem existir, mas a empresa está sempre disposta a nos ouvir e resolver”, enfatizou.
Retrospectiva
O ano de 2025 foi marcado por desafios e avanços significativos. Com frentes de obras em todas as zonas da cidade, por meio do programa Trata Bem Manaus, a concessionária implantou mais de 160 mil metros de rede de esgoto e inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Raiz, que fica às margens de um dos igarapés mais importantes de Manaus, o Igarapé do 40, e é uma das maiores da região.
Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas, o apoio das lideranças comunitárias é essencial para o avanço do saneamento na capital.
“O principal pilar da nossa gestão é o bom relacionamento com as pessoas que vivem em Manaus. Por meio do Afluentes, conseguimos ouvir a população. Temos um plano de universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, e a participação da comunidade é fundamental para que esse movimento aconteça da melhor forma. Sabemos que toda obra causa transtornos, e contar com o apoio das lideranças é essencial para minimizar os impactos na rotina dos moradores”, afirmou.
Além da expansão do sistema de esgotamento sanitário, 2025 também foi marcado por ações voltadas às populações que vivem em áreas vulneráveis, com a chegada do serviço de abastecimento de água e a inclusão de novas famílias nas tarifas sociais da concessionária. Segundo o diretor executivo da Águas de Manaus, Renee Chaveiro, acompanhar o crescimento urbano é parte do compromisso da companhia com a promoção dos benefícios do saneamento em toda a cidade.
“Saneamento é sinônimo de dignidade e qualidade de vida. Para garantir que as pessoas tenham acesso aos nossos serviços, acompanhamos o crescimento de Manaus e estudamos as melhores formas de ampliar a oferta de água e esgoto. Também é fundamental viabilizar o acesso da população em situação de vulnerabilidade. Hoje, mais de 141 mil famílias são protegidas pelas nossas tarifas sociais, e grande parte delas foi identificada por meio do programa Afluentes”, revelou.
Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB) apresentou requerimento à concessionária Amazonas Energia solicitando um plano de contingência...