Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Neste fim de semana, de 24 a 26/01, Manaus recebe uma programação cultural diversificada promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O agendão cultural deste fim de semana reúne exposições e o encerramento do Festival de Férias 2025, com atividades voltadas para toda a família.

Dentre os destaques da programação está o Centro de Artes Visuais Galeria do Largo e o Mês da Visibilidade Trans que também ganha protagonismo com o evento “Cultura Ballroom 3.0” do Kuma Espaço de Criação.

Para as crianças, o Festival de Férias oferece visitas guiadas ao Teatro Amazonas e atividades literárias na Biblioteca Pública do Amazonas. Com entrada gratuita ou valores acessíveis, a semana promete levar arte, diversão e reflexão ao público.

Exposições em cartaz

Na sexta-feira (24), tem início no Centro de Artes Visuais Galeria do Largo, a exposição “Quanto + preto melhor”, às 18h. A exposição coletiva “Quanto + Preto Melhor” emerge como um marco essencial na valorização da arte negra contemporânea na Amazônia. Com curadoria de Marcelo Rufi, a mostra resgata e amplifica histórias invisibilizadas ao longo do tempo, promovendo reflexões sobre letramento racial e a força ancestral que permeia a negritude.

A Casa das Artes, na rua José Clemente, ao lado do Teatro Amazonas, segue com a exposição “Olho Mágico – Um Novo Olhar Sobre o Teatro Amazonas”. O projeto dispõe da curadoria de Cristóvão Coutinho e direção artística de Jorge Kennedy e é resultado de aulas, que foram ministradas por Fernando Júnior e Jotta. A exposição fica em cartaz até 2 de fevereiro, de quarta-feira a domingo, das 14h às 20h, com entrada gratuita.

O Palacete Provincial apresenta a exposição “Raízes da Amazônia: o olhar de Silvino Santos”, inaugurada no dia 9 de janeiro no Museu da Imagem e do Som, localizado na Praça Heliodoro Balbi, s/n, Centro. Com curadoria embasada no acervo visual de Joaquim Gonçalves de Araújo, a mostra celebra o Dia do Fotógrafo, comemorado em 8 de janeiro. A exposição ficará aberta ao público até o dia 31 de janeiro de segunda a sábado (exceto às quartas-feiras), das 9h às 15h.

Lei Paulo Gustavo

No Mês da Visibilidade Trans, o Kuma Espaço de Criação apresenta o “Cultura Ballroom 3.0 – Sustentabilidade Trans e Travesty”, um evento que celebra a arte, a resistência e as vivências trans e travestis em Manaus. Desde 2020, a iniciativa fortalece a cena ballroom na cidade, promovendo oficinas de vogue, debates e performances culturais que colocam essas histórias no protagonismo.

Pela manhã do sábado (25), das 9h às 13h, O Impact Hub Manaus oferecerá uma oficina de Introdução à direção de arte no cinema. Nesta oficina os participantes aprenderão os fundamentos da direção de arte no audiovisual, como as construções de conceitos, paletas de cores, orçamento e cronogramas.

O encerramento especial será das 17h às 21h, no mesmo local, com a realização do “Substância Ball: Uma Fórmula da Sustentabilidade Trans e Travesty”. A entrada é gratuita para pessoas trans inscritas na lista transfree, enquanto os ingressos variam entre R$10 e R$25, com toda a arrecadação destinada a um membro da comunidade em situação de vulnerabilidade.

Realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, o evento reafirma seu compromisso com a inclusão, a arte e a sustentabilidade LGBTQIAPN+.

Festival de férias

Dando sequência à programação do festival de férias, o Teatro Amazonas receberá os pequeninos, neste sábado (25), das 9h às 12h, para uma visita ao espaço cultural. A visita será exclusiva para os que se inscreveram no site da cultura no dia 22/01, e será conduzida por guias que contarão a história do teatro e alguns fatos curiosos que prometem encantar toda a família.

Também integrando a programação do festival de férias no sábado (25), às 10h, a Biblioteca Pública do Amazonas promove a programação Estação Biblioteca, com sessões de visitas guiadas, mediação de leitura e contação de histórias. A mediação de leitura e contação de histórias será realizada pelo “Projeto Rodas de Leitura Manauaras”. Não é necessário se inscrever para participar da programação na biblioteca.

Encerrando a programação do festival de férias 2025, no domingo (26), o Programa Mania de Ler e a Biblioteca Volante Thiago de Mello realizam, das 17h às 19h, um momento literário contando com um acervo de 1.200 obras de literatura infantil, juvenil e infanto-juvenil, disponível ao público presente para leitura local. Das 18h às 18h30m, Eli Soares a “Bruxinha Lepap” fará o lançamento do seu segundo livro intitulado “A Aventura do Vento e o Papel”.

O projeto MovCeu também estará presente no evento, situado próximo à Lira do Largo de São Sebastião, das 17h às 18h, disponível para visitação do público presente. Já das 19h às 20h, o Grupo de Teatro Metamorfose fará uma apresentação voltada aos pequenos, encerrando o mês de programações do Festival de Férias 2025. Para acessar o evento da biblioteca no dia 25/01 e toda a programação do dia 26/01, não é necessário agendamento prévio pelo site.

Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa