Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O mês de fevereiro chegou com uma agenda cultural diversificada, proporcionando uma variedade de eventos para todos os gostos nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Neste sábado e domingo (8 e 9), o público poderá prestigiar o retorno do espetáculo “Sebastião” no Teatro Gebes Medeiros, exibição de filmes na Praça do Largo de São Sebastião, e a peça de coprodução internacional, que reúne artistas de diferentes partes do Brasil e do mundo para debater temas como identidade, colonização e multiculturalismo, no Teatro da Instalação.
O Largo de São Sebastião, situado na Rua 10 de Julho, Centro, sediará a partir das 18h30, o “Projeto Cultural Cinema de Arte de Rua”, evento que enaltece o cinema brasileiro. O público irá assistir a uma exibição de um clássico do cinema mudo e o curta-metragem ‘Vendo Boto’, com direção de Nonato Nunes, retratando um pouco mais a respeito de um ícone cultural da região, o boto cor de rosa. O evento tem entrada gratuita.
Apresentação internacional
No sábado (8), às 19h30, o Teatro da Instalação, situado na Rua Frei José dos Inocentes, Centro, recebe o espetáculo “[B]errantes”, uma coprodução internacional realizada pela Associação Gira Mundo, do Amapá, e La Corte de los Milagros, do México.
A peça tem patrocínio do Programa Rumos Itaú Cultural 2024 e aborda os desenraizamentos e identidades em trânsito de latino-americanos, fora de suas zonas de conforto, em territórios estrangeiros, em confronto com suas semelhanças e diferenças socioculturais e políticas. ‘[B]errantes’ tem o objetivo de reunir artistas de diferentes partes e regiões do Brasil e do mundo, de diferentes continentes também, América, Europa e África, para debater questões de identidade, de colonização e de multiculturalismo. As sessões têm classificação etária de 12 anos, com entrada gratuita.
Sessões de espetáculos
A Companhia amazonense Ateliê 23 abre a programação de espetáculos com sessões de “Sebastião”, neste sábado (8), às 20h, no Teatro Gebes Medeiros, na Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro. A obra é inspirada no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, que tem experiências dos atores como homens gays e temas como homofobia, entre outros diferentes tipos de violência vividos pela comunidade LGBTQIAPN+.
Os ingressos já estão à venda por R$60 (inteira) e R$30 (meia-entrada), no perfil da companhia amazonense no Instagram (@atelie23) e no site shopingressos.com.br.
Concerto Lírico-Sinfônico
Neste sábado (8), às 20h, o Teatro Amazonas receberá o “Concerto Lírico-Sinfônico” da Companhia de Ópera de Roraima, com patrocínio da Bolsa Funarte de Música Pixinguinha e apoio da Academia Amazonense de Música. Sob a regência de Lilyane Lopes, o concerto contará com as emocionantes interpretações do tenor cubano Juan Alexis, Barítono Josenor Rocha e Soprano Bianka Tarolla, prometendo uma noite inesquecível de pura emoção e beleza. O evento tem classificação etária livre, com entrada franca.
Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O prefeito David Almeida, entregou a Mensagem Governamental, na abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta segunda-feira (10),...