Um adolescente de 14 anos foi atacado por um tubarão na manhã deste domingo (5), na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Pernambuco. Segundo o Samu, que socorreu a vítima, o incidente ocorreu por volta das 11h20.
O animal atacou a coxa direita do menor que foi levado de helicóptero para a UTI do Samu, no bairro do Derby, área central do Recife. Na sequência, a vítima foi levada para o Hospital da Restauração, na mesma região.
Segundo informações do G1, o rapaz passou por procedimento cirúrgico, com especialistas em traumatologia e cirurgia vascular, e seu estado é grave.
Banho era proibido na área
No local onde o episódio ocorreu, nas proximidades da Igrejinha de Piedade, os ataques de tubarão são mais comuns e a entrada no mar estava proibida na região.
Segundo o assessor de Defesa Civil da prefeitura de Jaboatão, coronel Artur Paiva, o trecho de mais de dois quilômetros de extensão está interditado desde julho de 2021, quando foi registrado o último ataque na área.
“Nós estamos insistindo com a população e os comerciantes para as pessoas não entrarem nas águas, porque, realmente, se corre um risco muito grande. Inclusive, o menor foi atingido na coxa e estava numa área mais rasa. Ou seja, os animais têm chegado mais próximo da beira-mar”, informou o coronel ao G1.
De acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), este é o 15º caso registrado no local.
“A proibição, desde o ano de 1999, é para práticas esportivas, mergulho e natação, mas desde o mês de julho de 2021, o local também é proibido para o banho de mar, após a expedição de um decreto municipal”, afirma a nota emitida pelo Cemit neste domingo.