O carregamento da fruta com restrição de trânsito havia saído de Caroebe (RR) e tinham Manaus como destino - Foto: Divulgação / Adaf
Mais de três toneladas de laranja foram apreendidas, na manhã deste domingo (02/03), na barreira de vigilância localizada na Vila de Jundiá, município de Rorainópolis, em Roraima. A ação foi realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Adaf), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A barreira de Jundiá é mantida pelas duas autarquias.
A laranja tem restrição de trânsito por ser uma das possíveis espécies hospedeiras das pragas cancro cítrico e mosca-da-carambola, ausentes no Amazonas, com potencial para devastar plantações.
De acordo com o técnico de fiscalização agropecuária da Adaf, Samuel Bernardo, a carga, que havia saído do município de Caroebe (RR) com destino a Manaus, estava escondida por baixo de cachos de banana em um caminhão, mas foi detectada com a ajuda de um scanner. “A laranja estava por baixo da banana, justamente para tentar burlar a fiscalização. Mas nós identificamos a carga oculta e realizamos a apreensão”, disse o técnico.
Por se tratar de ação em território roraimense, a lavratura do auto de infração e o descarte das frutas ficaram a cargo da Aderr, que teve apoio dos servidores da Adaf para transferir as 3,1 toneladas de frutas para o local de descarte.
A mosca-da-carambola é uma praga devastadora, considerada a maior ameaça à fruticultura brasileira atualmente. Presente no Pará e em Roraima, é motivo da restrição de trânsito de mais de 30 espécies hospedeiras, que não podem vir desses Estados para o Amazonas nem para outras unidades da Federação, segundo determinação do Mapa.
Doença “invisível”, a endometriose atinge cerca de 7 milhões de mulheres no Brasil e, aproximadamente, 186 milhões em todo mundo. Diante disso, na semana...
Usuários de smartphones se depararam recentemente com oito novos emojis nos aplicativos de mensagens. Um deles, que representa uma árvore morta, e ilustra a...