David Gibson, Diretor Geral do Ministério das Mudanças Climáticas de Vanuatu, assinou acordo com representante da ONU - Foto: Instituto de Gestão de Gases de Efeito Estufa (GHGMI, na sigla em inglês)

Líderes de um pequeno país da Oceania viveram uma situação inusitada na tarde da última quinta-feira, 20, após o incêndio que atingiu a Zona Azul da COP30 provocar a evacuação da conferência. David Gibson, Diretor Geral do Ministério das Mudanças Climáticas de Vanuatu, assinou um acordo com um representante das Nações Unidas em uma padaria de bairro em Belém, no Pará.

“Um momento inesperável e memorável durante a COP30. Apesar do incêndio na Zona Azul, nosso time e parceiros continuaram com o trabalho de apoiar aos pequenos Estados insulares em desenvolvimento”, escreveu o perfil do Instituto de Gestão de Gases de Efeito Estufa (GHGMI, na sigla em inglês), parceiro de Vanuatu nas negociações.

“Depois de nos mudarmos para um café próximo para nos reagruparmos, o que aconteceu em seguida foi um poderoso lembrete de que a ação climática não para e a colaboração não espera por condições perfeitas. Naquela pequena padaria em Belém, assistimos à assinatura de um novo acordo entre Vanuatu e a Iniciativa das Nações Unidas para a Transparência na Ação Climática (ICAT) para fortalecer a transparência nos relatórios do Acordo De Paris”, complementou a nota.

Vanuatu é um arquipélago formado por mais de 80 ilhas, situado no Pacífico Sul, a nordeste da Austrália, com cerca de 300 mil habitantes. O país é um dos que correm o risco de desaparecer com o aumento do nível do mar, um dos efeitos da crise climática.

Incêndio na COP30

No início da tarde de quinta-feira, 20, um incêndio atingiu o Pavilhão Países, na área restrita da conferência. Toda a Zona Azul foi evacuada. Do lado de dentro, era possível ouvir o barulho das sirenes do Corpo de Bombeiros e de ambulâncias, que não tardaram em atender a ocorrência. Em comunicado, a organização do evento também informou que as equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente no combate ao incêndio.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que o fogo se alastra. As imagens mostram quatro pessoas em um painel discursando para o público. Em seguida, as chamas sobem rapidamente e atingem a lona que abriga a Zona Azul.

Minutos depois, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse que as equipes do Corpo de Bombeiros trabalhavam agora apenas no rescaldo das chamas. “A brigada foi acionada pela ONU, responsável pela gestão do espaço durante a conferência”, afirmou.

*Com informações de Terra