
O governador Wilson Lima realizou, nesta sexta-feira (20/02), entregas para fortalecer o setor primário e ampliar as ações sociais no Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus). A ação incluiu a entrega de implementos agrícolas, documentos rurais e a inauguração de uma fábrica de gelo, que vai reduzir custos e garantir melhores condições de armazenamento para trabalhadores da pesca. Também foram entregues cartões do Auxílio Estadual, cestas básicas e cadeiras de rodas.
As ações no setor primário do Careiro contemplaram agricultores familiares, associações rurais e pescadores, com foco no aumento da produção, geração de renda e fortalecimento da economia local. Foram entregues equipamentos de apoio à mecanização, itens para irrigação, além de mudas, sementes e documentos que garantem acesso a crédito e políticas públicas.
De acordo com o governador Wilson Lima, os investimentos fazem parte de uma estratégia de fortalecimento permanente do interior do estado.
“Estamos entregando implementos, mudas, sementes, alevinos e tantos outros insumos que são importantes para fortalecer o setor primário. Nós também estamos entregando aqui no Careiro Castanho uma fábrica de gelo, essas fábricas modernas que já vêm com placa de energia solar e além da fabricação tem uma câmara frigorífica para armazenar até 1,5 tonelada de pescado. Isso é inédito, é um projeto que nós apresentamos no ano passado na nossa feira agropecuária e que agora a gente começa a levar para todo o interior do estado”, disse Wilson Lima.
A agricultora Rosana Coelho do Nascimento, presidente da Associação Rural do Lago do Batata, destacou que os equipamentos representam um novo momento para os produtores da comunidade.
“Hoje, só temos a agradecer, em especial ao governador Wilson Lima, que tem esse olhar de cuidado com os agricultores. Essa entrega representa uma nova página, porque vamos ter como fomentar nossa produção rural e economia com os novos equipamentos”, afirmou.
Fábrica de gelo
A agenda marcou a inauguração do Centro Móvel de Armazenamento de Gelo (CMAG), instalado na avenida Sargento Nonato Brito com a rodovia Álvaro Maia, que vai beneficiar diretamente mais de 5 mil pescadores com Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP).
A estrutura tem capacidade para produzir até 1,5 tonelada de gelo por dia e conta com câmara frigorífica para armazenamento de pescado, funcionando com sistema de energia solar. O equipamento vai dar suporte a associações e sindicatos, fortalecendo a cadeia produtiva do município.













