A Prefeitura de Manaus levou cultura, informação e diálogo para a zona Oeste da capital, com mais uma edição de 2026 do projeto “Concultura nos Bairros”, no sábado, 7/2. A ação foi realizada por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), no centro de lutas Mestre Ronaldo Vargas, no bairro São Jorge, com orientações sobre prestação de contas, abertura de Microempreendedor Individual (MEI) e cadastro com a equipe do Concultura.
O projeto visa democratizar o acesso aos espaços e equipamentos públicos culturais e artísticos, proporcionando uma interação entre o poder público e a sociedade. O encontro reuniu artistas, produtores culturais e moradores da comunidade.
“Essa aproximação com os bairros é essencial para reconhecer talentos e oferecer ferramentas para que os artistas possam se profissionalizar. Temos aqui um encontro muito importante de vários grupos de capoeira, de manifestações culturais diferentes, e essa é a nossa missão, levar a cultura para os mais diversos segmentos da nossa cidade”, afirmou o presidente do Concultura, Tony Medeiros.
A mestre Julia Vargas ressaltou a importância do “Concultura nos Bairros” como acesso democrático e provedor de oportunidades. “Finalmente quando o poder público chega na comunidade, podemos aprender como produzir nossos projetos”, disse Julia.
Um dos participantes desta edição do projeto foi o mestre Chediack Mendes, que exerce o trabalho de capoeirista no bairro São Francisco, zona Sul. Ele participou do evento com outras lideranças da cidade, levando uma troca importante entre agentes culturais e os representantes do conselho.
Programação
Os alunos do centro de lutas Mestre Ronaldo Vargas fizeram duas apresentações artísticas para o público que esteve presente no local, uma dança de maculelê e uma roda de samba, proporcionando o acesso às atividades desenvolvidas no centro que existe desde 1989. O espaço desenvolve ações voltadas para as artes marciais e manifestações culturais populares.
O “Concultura nos Bairros” integra o plano de metas da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura). A iniciativa busca fortalecer a relação com a comunidade artística e ampliar o acesso às políticas públicas culturais, oferecendo orientações práticas sobre editais, prestação de contas, processos de formalização e cadastramento artístico.
A 5ª edição do projeto acontecerá no dia 14 de fevereiro, na zona Norte.
Intensificar a cobrança por melhorias na infraestrutura urbana e garantir que leis já aprovadas saiam do papel são as principais prioridades do vereador Raiff...