Propulsor da missão Artemis 2 posicionado no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA) - Foto: Keegan Barber / Nasa

A Nasa adiou o lançamento da missão Artemis 2 em função de um problema técnico.

Testes detectaram vazamento de hidrogênio líquido. Segundo a agência espacial dos EUA, um pequeno problema foi detectado durante a simulação de abastecimento do foguete SLS. Esse é um dos principais testes antes de liberar o lançamento de um foguete.

“Os engenheiros realizaram uma primeira execução de operações finais de contagem regressiva, contando até aproximadamente 5 minutos restantes, antes que o sequenciador de lançamento em solo interrompesse automaticamente o processo devido a um pico na taxa de vazamento de hidrogênio líquido.” afirmou a Nasa.

A Nasa adiou de fevereiro para março. A primeira janela de oportunidade da missão Artemis 2 era este domingo, 8 de fevereiro. Com a falha, agora a Nasa considera deixar para o próximo mês, ainda em data a ser detalhada posteriormente.

Uma equipe vai revisar dados do teste para mitigar problemas. A agência diz que vai voltar a realizar simulações antes de definir uma data oficial para o lançamento.

Com o adiamento, astronautas saem da quarentena. Desde 23 de janeiro, os quatro astronautas da missão estão isolados para evitar ficarem doentes. Segundo a Nasa, com a nova data de lançamento sendo definida, os participantes da missão devem voltar à quarentena duas semanas antes.

Volta dos humanos à órbita lunar

Artemis 2 marca a volta de humanos à órbita lunar após mais de cinco décadas. O projeto da Nasa representa uma nova era da exploração espacial, na qual estarão presentes a primeira mulher, Christina Koch, um astronauta negro, Victor Glove, e o primeiro canadense Jeremy Hansen. A missão vai ser comandada pelo astronauta Reid Wiseman. A última missão tripulada à órbita da Lua foi em 1972, na missão Apollo 17.

A ideia é contornar a Lua e voltar à Terra. É previsto que a missão dure ao todo dez dias. Um dos momentos tensos será a falta de comunicação momentânea quando a aeronave estiver no lado oculto da Lua (metade da Lua que fica voltada para o espaço, e não para a Terra).

Apresentação dos novos candidatos a astronautas da Nasa – Foto: Divulgação / NASA

A janela de oportunidade para o lançamento vai até abril. A data inicial era 6 de fevereiro, mas o mau tempo na Flórida fez a Nasa adiar. Depois, foi para 8 de fevereiro, mas a falha fez com que a agência adiasse novamente. Essa flexibilidade até abril ocorre devido ao alinhamento orbital da Lua.

A missão coletará dados para a futura missão Artemis 3, que vai pousar na Lua. Em 2022, a missão Artemis 1 testou sistemas de propulsão e navegou pela órbita da Lua. A Artemis 2 deve testar sistemas de suporte, comunicação e manobras críticas. Já a Artemis 3, ainda sem data, deve levar astronautas para pousarem na superfície lunar.

*Com informações de Uol