Procedimento inédito reforça o estado como referência em transplantes na Região Norte - Foto: Mauro Neto / Secom

A realização de um transplante duplo de rim e fígado, feito de forma inédita no Amazonas, marcou a vida do contador Luiz Carlos, de 56 anos, que hoje celebra uma nova perspectiva após anos de incertezas em relação à própria saúde. O procedimento foi realizado no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade da rede estadual, e simboliza os avanços da alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

A história do paciente e os resultados alcançados pelo Governo do Amazonas na área de transplantes foram apresentados durante a abertura da Expo Saúde Amazonas: Tecnologia, Gestão e Resultados, na segunda-feira (26/01), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

Durante a solenidade, o governador Wilson Lima destacou a implantação de serviços inéditos no estado, especialmente na área de transplantes e procedimentos de alta complexidade, que passaram a ser realizados no próprio Amazonas, evitando que pacientes precisem buscar tratamento em outras regiões do país.

“Nós implantamos alguns serviços que são inéditos no estado do Amazonas, como transplante de rim e transplante de fígado. Nos tornamos um centro de referência transplantador da Região Norte do Brasil. Para dar a melhor qualidade de vida para o paciente, ele teria que sair daqui de Manaus para ir para o Sul, para o Sudeste ou para outro grande centro, tendo que gastar com transporte, com hospedagem, estando longe da família e tendo que pernoitar e passar dias sem o conforto necessário”, disse o governador Wilson Lima.

Beneficiado pelo avanço da política de transplantes no estado, Luiz Carlos relatou a emoção de poder realizar o procedimento no Amazonas, próximo da família, sem precisar enfrentar longas viagens para outros estados. O paciente realizou o duplo transplante de fígado e rim no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, no dia 31 de dezembro de 2025, consolidando o Amazonas como o maior centro transplantador do Norte do Brasil.

“Foi uma cirurgia muito bem-sucedida. E eu tenho só a agradecer ao Governo do Amazonas por ter dedicado muitos investimentos na saúde. Se não fosse essa dedicação toda, nós não teríamos vários efeitos inéditos no Amazonas, tal como os transplantes. É o sentimento de uma vida nova, porque é muito ruim você estar num estado de saúde, muito deprimido, que você não sabe se vai conseguir e se vai dar tempo”, agradeceu Luiz Carlos.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, também destacou durante a Expo Saúde Amazonas que os investimentos estruturais e tecnológicos permitiram superar desafios históricos da alta complexidade no estado, especialmente relacionados à logística e à necessidade de transferências para outros centros do país.

“Os transplantes hoje são carro-chefe da alta complexidade, são carro-chefe para que possamos salvar cada vez mais vidas. Colocamos o transplante de rim para funcionar novamente e o transplante de fígado também, onde nós já estamos sendo uma referência no Norte como centro transplantador, fazendo com que vidas sejam salvas e com qualidade”, salientou a secretária.

Foto: Arquivo / Secom

Referência

Desde a retomada dos transplantes na rede pública estadual, em junho de 2023, com os procedimentos renais, e em outubro de 2025, com os hepáticos, o Hospital Delphina Aziz já realizou 277 transplantes, sendo 267 de rins e 10 de fígado.

Inaugurado em 2014, inicialmente com atendimento exclusivo para urgência e emergência, o Hospital Delphina Aziz passou por uma ampla transformação a partir de 2019. O número de leitos passou de 35, em 2018, para os atuais 362, representando um crescimento de 908,6%, ampliando significativamente o acesso da população amazonense a serviços de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Expo Saúde Amazonas

A programação Expo Saúde Amazonas inclui workshops técnicos com 17 temas e 23 palestrantes, voltados ao aprimoramento e à capacitação das equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), fortalecendo a qualificação dos profissionais e a melhoria contínua dos serviços ofertados à população.

Os workshops contam com a participação direta de órgãos de controle, do sistema de Justiça e de instituições parceiras, como o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AM), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Tribunal de Contas da União no Amazonas (TCU-AM), Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), Controladoria-Geral do Estado (CGE-AM), Rede de Ouvidorias do Amazonas e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus).