Zé Felipe, cantor de 27 anos, virou assunto nas redes ao contar que fugiu de uma clínica ao descobrir que o tratamento de ozonioterapia seria feito pelo ânus.
O cantor relatou nas redes sociais que já havia feito ozonioterapia por via intravenosa, mas se assustou ao ser informado que a aplicação seria pelo ânus. Ele afirmou que foi embora ao receber a proposta do profissional, preferindo não realizar o procedimento dessa forma.
A ozonioterapia é uma técnica que propõe usar ozônio medicinal para fins anti-inflamatórios e analgésicos. Ela pode ser aplicada de várias formas, inclusive pelo ânus, e promete aumentar a quantidade de oxigênio no corpo e regular o sistema imunológico.
A prática ganhou destaque após a lei que autoriza seu uso como terapia complementar, mas o paciente deve ser informado de que o tratamento tem caráter complementar. O equipamento utilizado precisa ser regularizado pela Anvisa e o procedimento deve ser feito por profissionais de saúde habilitados.
Ozonioterapia: o que é e para que está sendo usada
A ozonioterapia é proposta para tratar uma série de condições, como osteoporose, hérnia de disco, feridas crônicas, hepatite, herpes, HIV, esclerose múltipla e até câncer. O gás pode ser aplicado pelo ânus, vagina ou via intravenosa, com promessas de ajudar na cura dessas doenças.
Não há comprovação científica de que o método funcione para essas doenças. Estudos mostram que o efeito da terapia não vai além do placebo, segundo especialistas e a agência reguladora dos Estados Unidos (FDA).
O procedimento é considerado experimental pelo Conselho Federal de Medicina e só deve ocorrer em ambiente de estudos científicos. A Anvisa libera o uso apenas como auxiliar em procedimentos odontológicos e estéticos, e reforça que não há evidências de benefício para outras aplicações médicas.
O ozônio pode ser tóxico se inalado e não é reconhecido como seguro para uso médico pelas principais agências de saúde. Apesar disso, a ozonioterapia é oferecida em mais de 50 países, mas segue sem consenso científico internacional.
O deputado estadual Delegado Péricles (PL) apresentou o Requerimento nº 4363/2025, solicitando ao Governo do Estado do Amazonas e à Secretaria de Estado de...
A preguiça exibe lentidão extrema, movimentos calculados e longos períodos em posição quase imóvel. À primeira vista, muitos a consideram uma presa simples para...