Wagner Moura comemora Globo de Ouro - Foto: Getty Images
Wagner Moura, de 49 anos, foi indicado ao Oscar 2026. Nesta quinta-feira (22), a Academia revelou a lista de indicados. A cerimônia com a divulgação dos resultados está marcada para 15 de março.
A apresentação da lista dos nomeados ficou a cargo dos atores Danielle Brooks e Lewis Pullman. O brasileiro conquistou a indicação graças ao desempenho na produção nacional “O Agente Secreto”, dirigida por Kleber Mendonça Filho.
A obra, inclusive, recebeu outras três indicações. Melhor Direção de Elenco; Melhor Filme Internacional e Melhor filme. Dessa forma, o longa passa a dividir com “Cidade de Deus”(2002) o recorde de indicações entre produções nacionais.
O enredo retrata a trajetória de Marcelo, professor universitário vivido por Wagner Moura, que retorna ao Recife, em Pernambuco, movido pelo desejo de proteger o filho.
Ambientada nos anos 1970, em meio à ditadura militar, a narrativa se destaca ao revisitar esse capítulo da história brasileira fora do tradicional eixo Rio–São Paulo, ampliando o olhar sobre o período que marcou o país.
O elenco conta ainda com Albert Tenório, Alice Carvalho, Gabriel Leone, João Vitor Silva, Marcelo Valle, Márcio de Paula, Maria Fernanda Cândido, Tânia Maria, Thomás Aquino, Udo Kier, entre outros. Parte dos artistas usaram as redes sociais para celebrar as indicações da narrativa.
Prêmios já conquistados
Além dos Globos de Ouro de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, “O Agente Secreto” já foi premiado em outros festivais. Melhor Ator e Melhor Direção no Festival de Cannes 2025, na França; Melhor Filme da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci); Melhor Filme do Júri Oficial e Melhor Filme do Júri da Crítica no Festival de Cinema de Lima 2025, no Peru.
Brasil em destaque
O Brasil também marca presença na categoria de Melhor Fotografia, com Adolpho Veloso, indicado por “Sonhos de Trem”. A cerimônia do Oscar está marcada para 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Aliados de Jair Bolsonaro têm pressionado ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) pela prisão domiciliar humanitária do ex-presidente e depositado esperanças na perícia médica...
Em um ano marcado por alta produtividade legislativa, o Governo do Amazonas sancionou, apenas em 2025, cinco leis aprovadas pela Assembleia Legislativa do Estado...