Mais da metade da população já se endividou no período - Foto: Divulgação
O clima de férias desperta sensações positivas para parte da população, mas também acende um alerta no bolso dos consumidores. Um novo levantamento da Serasa, realizado em parceria com o Instituto Opinion Box, revela que 77% dos brasileiros percebem aumento dos gastos durante o período em que costumam viajar e socializar mais. 54% deles revelam que já se endividaram em razão de despesas sazonais do período.
Segundo a pesquisa, para 42% dos brasileiros, os gastos deste ano serão maiores do que no anterior. Entre os principais motivos pessoais por esse aumento, os entrevistados destacam o custo da energia elétrica (19%), que acaba aumentando, e mudanças na situação financeira pessoal (15%).
Os dados mostram ainda que 62% dos entrevistados afirmam se planejar financeiramente para lidar com os gastos adicionais no período. Para arcar com essas despesas extras, o Pix e transferências bancárias aparecem como principal meio de pagamento (31%). No entanto, o uso do cartão de crédito parcelado também se destaca, citado por 25,2%.
Dicas de economia
A Serasa reforça que o planejamento financeiro é essencial para atravessar o período com mais tranquilidade. Ajustar o orçamento mensal, mapear os gastos típicos e criar uma reserva específica para despesas sazonais são medidas que ajudam a evitar desequilíbrios nas finanças.
“Para quem pretende utilizar o cartão de crédito, a atenção deve ser redobrada. Antes de parcelar uma compra, avalie se o valor cabe no orçamento, para evitar acúmulo de prestações. Monitorar o limite do cartão e priorizar gastos planejados ajuda a prevenir a bola de neve nas próximas estações”, orienta Aline.
A investida recente de Donald Trump em tomar o controle da Groenlândia pode representar uma tendência geopolítica em curso com influência direta das mudanças...