O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta terça-feira, 13/1, a primeira unidade odontológica móvel incorporada à rede municipal de Atenção Primária à Saúde. A solenidade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, e marca mais um avanço da gestão no fortalecimento da saúde bucal, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A estrutura móvel, destinada à Semsa pelo Ministério da Saúde, integra o programa “Brasil Sorridente”, dentro do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Saúde, e tem capacidade para realizar até 20 atendimentos por dia. Totalmente equipada, a unidade conta com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-X, autoclave, reservatório de água, gerador de energia, ar-condicionado, exaustor, frigobar, além de equipe formada por cirurgião-dentista, técnico em saúde bucal e motorista.
Durante a entrega, o prefeito destacou que a unidade representa um salto importante na política de busca ativa e no cuidado com quem mais precisa do poder público.
“Esse equipamento vai permitir que a prefeitura vá até onde o cidadão está. Muitas vezes são pessoas que não conseguem se locomover, idosos acamados, pessoas com deficiência ou em situação de rua. A nossa intenção é fazer busca ativa, levar a saúde bucal a quem mais precisa e melhorar a qualidade de vida da população de Manaus”, afirmou David Almeida.
O prefeito ressaltou ainda que a unidade começará os atendimentos pela Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas, mas terá um roteiro ampliado.
“Vamos iniciar pela Fundação Dr. Thomas, mas também levar essa estrutura ao Centro Pop, a locais com população em situação de rua e a outros pontos da cidade. A programação será organizada semanalmente e divulgada para que todos saibam onde o serviço estará”, completou.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, enfatizou que a unidade móvel é estratégica para ampliar a cobertura de saúde bucal na capital.
“Quando assumimos, a cobertura de saúde bucal em Manaus era de cerca de 20%. Hoje, chegamos a 32%, e estruturas como essa vão nos ajudar a avançar ainda mais. Essa unidade é totalmente equipada, com raio-X, autoclave, reservatório de água e gerador, permitindo realizar praticamente todos os procedimentos da Atenção Primária”, explicou.














