Estação Espacial Internacional - Foto: Reprodução / Nasa
A NASA e a SpaceX anteciparam o retorno da missão Crew-11 à Terra devido a um problema de saúde não divulgado de um dos tripulantes a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI).
A decisão, anunciada pela agência espacial estadunidense, configura a primeira evacuação médica da história da estação.
Na quinta-feira (08), a NASA comunicou a decisão de trazer a missão de volta antes do planejado. “Devido à privacidade médica, a NASA não pode divulgar mais detalhes sobre o tripulante”, informou a agência, ressaltando que o indivíduo encontra-se estável.
O retorno acontecerá na cápsula Dragon, com amerissagem no Oceano Pacífico por volta das 05h40 da manhã (horário de Brasília) de 15 de janeiro.
Preparativos para a partida
Segundo a NASA, o desacoplamento da Crew-11 da Estação Espacial Internacional está planejado para ocorrer não antes das 17h, no horário do leste dos EUA (19h, em Brasília) de quarta-feira (14), dependendo das condições meteorológicas e operacionais. O pouso na água deve ocorrer por volta das 03h40 (05h40, em Brasília) da madrugada de quinta-feira (15), próximo à costa da Califórnia.
A tripulação que retornará é formada pelos astronautas da NASA Zena Cardman e Mike Fincke, pela astronauta da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) Kimiya Yui e pelo cosmonauta da Roscosmos Oleg Platonov.
Os horários e o local exato de amerissagem serão confirmados mais próximos da data conforme as equipes responsáveis monitoram clima, prontidão da cápsula Dragon da SpaceX, condições do mar e logística de recuperação.
Troca de comando
Antes da partida, houve a tradicional cerimônia de troca de comando. Mike Fincke entregou a liderança da Estação Espacial Internacional ao cosmonauta da Roscosmos Sergey Kud-Sverchkov às 14h35 (horário de Brasília). Fincke, Cardman, Yui e Platonov já empacotaram equipamentos e revisaram procedimentos para deixar a estação e reentrar na atmosfera da Terra.
Enquanto isso, Kud-Sverchkov permanece a bordo com Chris Williams, da NASA, e Sergey Mikaev, da Roscosmos. Eles aguardam a chegada da Crew-12, formada pelos astronautas da NASA Jessica Meir e Jack Hathaway, por Sophie Adenot, da ESA, e Andrey Fedyaev, da Roscosmos. O lançamento está previsto para fevereiro, para uma missão de nove meses de pesquisas na Expedição 74.
Pré-candidato à Presidência, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) reiterou hoje que confia no apoio de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a campanha. As declarações...