Ano foi marcado por prêmios, exibição nacional e amadurecimento artístico da jovem atriz da websérie Engajados: Minha Missão é Salvar - Foto: Divulgação

Entre gravações, estudos e a construção diária da carreira, 2025 foi um ano de descobertas e conquistas para a atriz Sophia Januário. Aos 18 anos, ela fecha o ano celebrando a estreia no audiovisual com a websérie Engajados: Minha Missão é Salvar, produção gravada em Manaus que ultrapassou fronteiras ao conquistar três prêmios no Rio WebFest, o maior festival de webséries do mundo, e garantir exibição nacional em TV aberta.

Ao longo desse percurso, Sophia, que é carioca, mas mora em Manaus desde 2023, avalia que as experiências vividas contribuíram diretamente para seu amadurecimento profissional. “Comparando com a minha versão do começo do ano, hoje me sinto mais capacitada, mais confiante e pronta para encarar os próximos desafios que estão por vir na minha carreira”, afirma.

Para ela, o principal aprendizado no início da carreira artística foi compreender a importância de confiar no próprio processo. Uma lição que se fortaleceu, segundo ela, especialmente a partir do reconhecimento conquistado por Engajados, que venceu as categorias de Melhor Websérie Infantojuvenil, Melhor Elenco Infantojuvenil e Melhor Direção Infantojuvenil no Rio WebFest, superando produções de países como Estados Unidos e Canadá.

Embora as gravações tenham sido intensas e rápidas, Sophia conta que, durante a produção, o projeto ainda parecia distante da dimensão que alcançaria. Para a atriz, momentos como a estreia da série e a viagem para o Rio WebFest simbolizaram um passo importante em sua trajetória artística.

“Tudo parecia um sonho. A ficha caiu na primeira estreia da série, no Campori, acampamento de desbravadores da ACEAM [Clube de Desbravadores Amazonas – Associação Central Amazonas], e depois quando cheguei ao Rio de Janeiro para o Rio WebFest, com a indicação da série à premiação”, relembra.

Na trama escrita por Pollyanna Corrêa e dirigida por Rudy Barros, Sophia interpreta Clara, a irmã mais velha da protagonista Nikky, papel vivido por Aurora Laan. A personagem exerce um papel fundamental de acolhimento e apoio após a influenciadora sofrer um processo de cancelamento digital.

Segundo a atriz, a construção dessa relação em cena foi fortalecida pela conexão criada nos bastidores. “Com a convivência e as conversas entre mim e a Aurora, senti que surgiu uma conexão muito boa, e isso ajudou bastante na construção das personagens”, explica. “Eu sabia que a Clara teria um papel muito importante na vida da Nikky e sentia o peso da responsabilidade o tempo inteiro. No final, fiquei aliviada em saber que consegui representar o apoio que a personagem precisava em um momento difícil”, completou Sophia.

A experiência em Engajados também marcou o primeiro contato mais profundo de Sophia com a dinâmica de um set de gravação profissional. Para ela, o alcance da série e a recepção do público funcionam como estímulo para seguir na carreira.

Foto: Divulgação

“Foi extremamente marcante para mim justamente por finalmente conhecer como funciona um set em sua mais pura essência. Ter vivido isso me dá vontade de ter essa experiência novamente na minha vida”, disse. “Ver as proporções que a série alcançou e continua alcançando a cada dia me motiva, como artista, a continuar, independentemente das dificuldades”, acrescentou ainda.

Além do reconhecimento internacional, Engajados ampliou seu alcance ao conquistar exibição nacional na TV Novo Tempo, com transmissão dos três episódios em programação especial. Esse alcance reforçou o impacto social da obra, que aborda temas como cyberbullying, responsabilidade digital e os efeitos do cancelamento nas redes sociais. Para Sophia, participar de uma produção com essa proposta destaca a importância de abordar temas comprometidos com o público jovem.

Ao olhar para o futuro, a atriz destaca que leva de 2025 não apenas as conquistas profissionais, mas também os aprendizados pessoais e as pessoas que estiveram ao seu lado durante o processo. “Quero levar todas as boas experiências que tive, quem esteve ao meu lado nesses momentos tão importantes da minha carreira e todos os aprendizados que adquiri, tanto como artista quanto para a vida”, disse.

Para 2026, o foco segue na formação e no aprimoramento contínuo, segundo ela. “Com certeza, vou focar nos meus estudos e em como posso melhorar nos palcos e nas telas”, conclui a atriz.