
Entre gravações, estudos e a construção diária da carreira, 2025 foi um ano de descobertas e conquistas para a atriz Sophia Januário. Aos 18 anos, ela fecha o ano celebrando a estreia no audiovisual com a websérie Engajados: Minha Missão é Salvar, produção gravada em Manaus que ultrapassou fronteiras ao conquistar três prêmios no Rio WebFest, o maior festival de webséries do mundo, e garantir exibição nacional em TV aberta.
Ao longo desse percurso, Sophia, que é carioca, mas mora em Manaus desde 2023, avalia que as experiências vividas contribuíram diretamente para seu amadurecimento profissional. “Comparando com a minha versão do começo do ano, hoje me sinto mais capacitada, mais confiante e pronta para encarar os próximos desafios que estão por vir na minha carreira”, afirma.
Para ela, o principal aprendizado no início da carreira artística foi compreender a importância de confiar no próprio processo. Uma lição que se fortaleceu, segundo ela, especialmente a partir do reconhecimento conquistado por Engajados, que venceu as categorias de Melhor Websérie Infantojuvenil, Melhor Elenco Infantojuvenil e Melhor Direção Infantojuvenil no Rio WebFest, superando produções de países como Estados Unidos e Canadá.
Embora as gravações tenham sido intensas e rápidas, Sophia conta que, durante a produção, o projeto ainda parecia distante da dimensão que alcançaria. Para a atriz, momentos como a estreia da série e a viagem para o Rio WebFest simbolizaram um passo importante em sua trajetória artística.
“Tudo parecia um sonho. A ficha caiu na primeira estreia da série, no Campori, acampamento de desbravadores da ACEAM [Clube de Desbravadores Amazonas – Associação Central Amazonas], e depois quando cheguei ao Rio de Janeiro para o Rio WebFest, com a indicação da série à premiação”, relembra.
Na trama escrita por Pollyanna Corrêa e dirigida por Rudy Barros, Sophia interpreta Clara, a irmã mais velha da protagonista Nikky, papel vivido por Aurora Laan. A personagem exerce um papel fundamental de acolhimento e apoio após a influenciadora sofrer um processo de cancelamento digital.
Segundo a atriz, a construção dessa relação em cena foi fortalecida pela conexão criada nos bastidores. “Com a convivência e as conversas entre mim e a Aurora, senti que surgiu uma conexão muito boa, e isso ajudou bastante na construção das personagens”, explica. “Eu sabia que a Clara teria um papel muito importante na vida da Nikky e sentia o peso da responsabilidade o tempo inteiro. No final, fiquei aliviada em saber que consegui representar o apoio que a personagem precisava em um momento difícil”, completou Sophia.
A experiência em Engajados também marcou o primeiro contato mais profundo de Sophia com a dinâmica de um set de gravação profissional. Para ela, o alcance da série e a recepção do público funcionam como estímulo para seguir na carreira.













