Cultura de Segurança 360º foi implementada pelas equipes especializadas, garantindo resultado histórico - Foto: Assessoria
O Terminal de Cargas (TECA) do Manaus Airport encerra o ano de 2025 com um resultado histórico na área de saúde e segurança do trabalho: zero acidentes com afastamento ao longo do período. O balanço foi apresentado durante reunião do Comitê de Segurança do TECA, realizada nesta semana, e reflete o fortalecimento da cultura de prevenção que foi implementada no aeroporto.
Administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, o TECA reforçou a cultura de segurança com o registro das Observações Baseadas em Atitude (OBAs), ferramenta estratégica de prevenção de riscos utilizada em todas as operações. Esses relatos são feitos pelos próprios trabalhadores que identificam situações que podem ser aperfeiçoadas ou modificadas para ampliar a segurança no ambiente de trabalho. Com base neles, o time de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) promove as intervenções.
Os resultados são fruto de uma atuação integrada entre as áreas de Operações Logísticas, Manutenção, Qualidade e Regulatório e SST, além do engajamento das equipes operacionais e de liderança. O programa de segurança do TECA inclui controle sistemático de riscos, uso contínuo da ferramenta OBA, além de ações de acolhimento e acompanhamento de colaboradores envolvidos em incidentes, com foco na prevenção e na melhoria contínua.
Para o gerente de Operações do TECA, Sérgio Viana, os indicadores refletem uma mudança clara de cultura dentro do terminal. “A equipe passou a entender a segurança como parte essencial do trabalho. A cultura de Segurança 360, que é um valor da VINCI Airports, hoje está incorporada à operação do TECA e se tornou um diferencial competitivo no mercado local”, afirma.
Além de garantir um ambiente de trabalho mais seguro, a consolidação dessa cultura contribui diretamente para ganhos de eficiência operacional e otimização de custos, uma vez que os riscos são gerenciados de forma preventiva pela equipe interna de SST. O resultado também contou com a participação da empresa WFS e demais parceiros operacionais, reforçando o caráter coletivo do trabalho em uma operação considerada de alta complexidade.
Em 2025, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), encerra o ano, com avaliação positiva dos trabalhos desenvolvidos,...