Caravana de Natal da Solar Coca-Cola faz percurso inédito na região Norte em 2025. O desafio da Varanda Multiagência é garantir que, pela primeira vez, o mesmo grupo de três caminhões equipados passe por rotas de difícil acesso e chegue em seus destinos nos dias certos, percorrendo quase 9 mil quilômetros.
A tradicional Caravana de Natal da Solar Coca-Cola realiza um percurso de abrangência inédita na região Norte em 2025, unindo Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. O evento, consolidado como um dos mais aguardados do calendário de fim de ano, é reconhecido por sua capacidade de levar a magia do Natal, o espírito de encontro familiar e a felicidade a milhares de pessoas.
O espetáculo itinerante exigiu uma infraestrutura, equipamentos e um planejamento logístico robusto encabeçado por equipes especializadas. A necessidade de deslocamento por longas estradas e balsas para cruzar rios adicionou uma camada extra de complexidade à operação.
“Este ano, tivemos um desafio verdadeiramente multimodal. Não se trata apenas de rotas distantes, foi uma tarefa multidimensional garantir que três caminhões equipados chegassem em seus destinos nos dias certos e sem problemas de manutenção. Os veículos carregam equipamentos sensíveis, como fitas de LED, geradores e cenografias. Nossas equipes acompanham o processo a todo momento para mitigar quaisquer problemas e garantir a entrega da experiência,” explica Rodrigo Motta, fundador e diretor de publicidade da Varanda Multiagência.
Há dezesseis anos, a Varanda Multiagência é a responsável pela execução deste projeto, transformando três caminhões equipados e iluminados em uma experiência emocional para o público.
A essência da Caravana, do ponto de vista da marca, reside na celebração do Natal, utilizando a simbologia da época, como Papai Noel, luzes e música, para reforçar valores como a união, a esperança e o encontro familiar. Já a missão da Varanda é materializar tudo isso.
O impacto da Caravana na região Norte é singular, dada a vasta extensão territorial e a dificuldade de acesso. Em termos de aparato técnico, Lívia Chagas, head de live da Varanda, explica que, pela primeira vez, a operação com três caminhões iluminados, sendo que um deles carrega um cenário que exige monitoramento e manutenção constantes, foi implementada nas rotas de Roraima e Amapá, onde antes eram utilizados apenas caminhões com lonas decorativas.
Para garantir que o público viva uma experiência segura e inesquecível, a organização da Caravana é iniciada meses antes, em setembro, com visitas técnicas detalhadas, negociações com fornecedores locais e um extenso treinamento das equipes envolvidas. O sucesso da ação é tanto que, em algumas cidades, o trajeto dos caminhões, que conta com apoio dos órgãos de trânsito, é acompanhado por carros e motos do público.
Para o diretor de publicidade da Varanda Multiagência, o foco é o trabalho de bastidores. “Estar há quase 20 anos ao lado da Solar Coca-Cola nesta Caravana reflete o nosso compromisso com a excelência na produção. É uma honra sermos o elo que transforma caminhões em um símbolo de alegria e esperança, mantendo vivo o espírito natalino por onde passamos. Na Amazônia, o esforço logístico é a maior prova de dedicação da nossa equipe, um trabalho intenso e minucioso para garantir que a magia chegue a todos,” afirma Motta.