Javier Milei compartilha imagem com mapa polêmico - Foto: Reuters / Reprodução Instagram
O presidente da Argentina, Javier Milei, compartilhou uma imagem polêmica que mostra o Brasil retratado visualmente como uma grande favela, enquanto a Argentina aparece como um país futurista e desenvolvido.
Milei utilizou os stories do Instagram para repostar uma publicação de uma página apoiadora. A legenda destaca: “O povo sul-americano grita por liberdade. Basta de socialismo empobrecedor.”
A imagem apresenta um mapa da América do Sul dividido em dois cenários. De um lado, uma metrópole moderna, com prédios futuristas e infraestrutura avançada. Do outro, uma área retratada como favela, com casas inacabadas e ruas de terra.
Na representação, países governados pela direita aparecem como desenvolvidos. É o caso da própria Argentina, além do Chile, que recentemente elegeu o conservador José Antonio Kast como presidente.
Também figuram no lado considerado desenvolvido o Paraguai, governado por Santiago Peña; e a Bolívia, comandada por Rodrigo Paz. O Peru, de José Jerí, que assumiu em outubro; e o Equador, de Daniel Noboa, reeleito em abril de 2025, completam essa parte.
No lado oposto do mapa, o Brasil, sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, aparece como principal representante. Também estão nesse grupo a Colômbia, governada por Gustavo Petro; o Uruguai, de Yamandú Orsi; e a Venezuela, de Nicolás Maduro —todos com governos alinhados à esquerda.
Até o momento, não houve pronunciamento oficial de Lula ou do governo brasileiro. Outros representantes também não se manifestaram sobre a postagem de Milei.
Nos comentários da publicação, porém, diversos brasileiros ficaram revoltados e criticaram o presidente argentino, destacando principalmente a situação econômica da Argentina. “Respeite o Brasil. O Brasil é uma das maiores potências do mundo”, escreveu uma internauta.
O MP (Ministério Público) Militar acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de ter desrespeitado "os preceitos éticos mais básicos" do Estatuto dos Militares.
Afirmação está...
A Prefeitura de Manaus, por meio da Procuradoria-Geral do Município (PGM), esclarece que a autuação ambiental aplicada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas...