Projeto “Mãe e Filho” leva informação, acolhimento e práticas de primeiros socorros, a áreas de difícil acesso do município - Foto: Assessoria
O projeto “Mãe e Filho – Educação em Saúde Materno-Infantil e Cuidados em Situações de Emergência”, desenvolvido pela Afya Faculdade de Ciências Médicas de Manacapuru, vem reforçando, no município, o cuidado com gestantes e puérperas. Desde o início do segundo semestre deste ano, mais de 50 mulheres participaram das atividades desenvolvidas, que abordam temas como gestação, amamentação e noções básicas de atendimento em urgências.
O objetivo, explica a diretora geral da Afya de Manacapuru, Karen Ribeiro, é ampliar o acesso às informações essenciais a esse público, aproximando moradores e profissionais de saúde. O público-alvo da ação são as gestantes e puérperas acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Funasa 2 e Fluvial, que atendem a população da zona rural do município, além de também abranger os familiares.
Segundo Karen Ribeiro, a iniciativa tem gerado resultados concretos no fortalecimento do vínculo entre a comunidade e os serviços públicos. “O projeto ‘Mãe e Filho’ mostra o quanto a educação pode transformar realidades. Ao integrar o conhecimento acadêmico às demandas locais, conseguimos incentivar a prevenção, reduzir riscos e promover mais autonomia às famílias”, destaca.
O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura de Manacapuru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. É uma ação, explica Karen Ribeiro, que reforça o compromisso da instituição com o bem-estar da comunidade e a melhoria da qualidade de vida da população. “Essa colaboração tem permitido levar ações de educação em saúde a locais de difícil acesso, ampliando o alcance das orientações e fortalecendo as práticas de atenção básica no município. Estamos muito felizes com a parceria promovida pela Secretaria de Saúde e Prefeitura, o que reforça a ampliação de projetos como estes para os próximos semestres”, reforça.
Criado no âmbito do Eixo de Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino (Piepe), do curso de Medicina da Afya, o projeto une formação, pesquisa e ação social. Sob orientação da professora Vanessa Figueiredo de Almeida, os estudantes elaboram cartilhas e vídeos educativos com orientações práticas sobre gestação saudável, aleitamento, vacinação, alimentação e cuidados em situações de emergência — como engasgo e ressuscitação cardiopulmonar. O conteúdo é compartilhado com equipes da rede básica e disponibilizado online, ampliando o alcance das ações em saúde no município.
“A saúde materno-infantil é essencial para o desenvolvimento das famílias e reflete diretamente na qualidade de vida da comunidade. Por isso, é fundamental levar esse conhecimento a quem mais precisa, de forma simples e acessível”, ressalta Vanessa Almeida.
As atividades do “Mãe e Filho” ocorreram ao longo deste segundo semestre, com apoio dos acadêmicos de Medicina e participação ativa das equipes de saúde rural. As oficinas foram conduzidas em formato de rodas de conversa, demonstrações e dinâmicas educativas, que permitiram a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas sobre os cuidados com o bebê e o período pós-parto.
A linguagem acessível, as ilustrações e os vídeos curtos facilitaram a compreensão dos temas e transformaram o conteúdo técnico em orientações aplicáveis ao dia a dia. Para a professora Vanessa Almeida, “esse formato favoreceu o diálogo e criou um ambiente de confiança entre comunidade e profissionais”. O material está disponível no YouTube, com acesso livre para moradores e equipes de saúde, garantindo continuidade e expansão das atividades educativas.
“O projeto mostrou que, com organização, empatia e vontade de transformar, é possível impactar positivamente a vida de famílias em áreas rurais. O ‘Mãe e Filho’ pode inspirar outras instituições e municípios a desenvolver ações educativas e humanizadas no interior do Amazonas”, conclui a professora da Afya.
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), representou o Legislativo Municipal, na manhã desta quinta-feira (18 de dezembro), durante...
A partir desta segunda-feira (22), um trecho da avenida Margarita, no bairro Nova Cidade, zona Norte da capital, será parcialmente interditado para a implantação...