Foto: Semhaf

A Prefeitura de Manaus realizou, na manhã desta quinta-feira (11), uma ação integrada no residencial Carlos Braga, localizado na zona Oeste, que receberá 576 apartamentos do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”. Coordenada pela Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), a visita reuniu representantes de diversas pastas municipais para alinhar os serviços que serão disponibilizados à comunidade após a entrega prevista para janeiro de 2026.

Participaram da mobilização equipes da Semhaf, das secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), de Educação (Semed), de Infraestrutura (Seminf), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Saúde (Semsa), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), de Limpeza Urbana (Semulsp), do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), do Fundo Manaus Solidária (FMS), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult). Todas as pastas atuam de maneira articulada para garantir que a nova comunidade tenha acesso imediato à educação, saúde, mobilidade urbana, segurança, assistência social, infraestrutura e demais serviços essenciais.

A diretora da Semhaf, Michelle Rodrigues, destacou que a ação faz parte do protocolo de pós-ocupação desenvolvido pela secretaria, etapa considerada fundamental no processo de entrega dos apartamentos.

“A entrega desses apartamentos é muito importante, mas o pós-ocupação é de extrema importância também. Por isso, reunimos todas as secretarias em um grupo institucional do poder público, onde cada uma, dentro de suas atribuições, contribui para que esses futuros moradores sejam recebidos da melhor forma. Eles precisam ter acesso a todos os serviços públicos: escolas, hospitais, saúde, transporte e coleta de lixo. Todas as secretarias estão empenhadas para que sejam atendidos e bem estabelecidos da forma que merecem”.

No eixo da mobilidade urbana, a vice-presidente de Transporte do IMMU, Viviane Cabral, explicou que o órgão já realiza estudos prévios para dimensionar a oferta de ônibus e ajustá-la à demanda da população.

“Como vamos ter uma grande demanda, nós vamos aumentar a frota de ônibus, teremos veículos de apoio e, conforme a análise ao longo do tempo, se for necessário acrescentar alguma linha, isso também será feito. O trabalho já começou e reforçamos o levantamento para definir o número de ônibus e linhas necessárias para quando os moradores chegarem”.

O “Minha Casa, Minha Vida”, retomado pelo Governo Federal em 2023, é hoje a principal política habitacional de interesse social do país. Criado em 2009, o programa busca reduzir o déficit habitacional oferecendo moradia digna para famílias de baixa renda, com condições de financiamento facilitadas, subsídios e prioridade para grupos em situação de vulnerabilidade. Em Manaus, a Semhaf atua diretamente na articulação com a Caixa Econômica Federal para validação dos beneficiários, acompanhamento social das famílias e planejamento das condições de infraestrutura e serviços públicos nos novos empreendimentos.

Com a integração das secretarias municipais e a preparação antecipada dos serviços, a Prefeitura de Manaus reforça o trabalho na garantia que os futuros moradores do residencial Carlos Braga iniciem 2026 em um ambiente estruturado e com acesso pleno às políticas públicas essenciais.

Com informações da Semhaf