Aparição de anel vermelho raro nos céus da Itália intriga especialistas - Foto: Divulgação / Valter Binotto

Pesquisadores foram surpreendidos pela aparição de um anel de coloração avermelhada nos céus de Possagno, uma pequena cidade localizada nos Alpes italianos. De acordo com especialistas, é o segundo registro do fenômeno em três anos.

Imagens que mostram o fenômeno foram registradas pelo fotógrafo Valter Binotto, que conseguiu presenciar o anel pela segunda vez, mas somente agora conseguiu fotografar o evento. A primeira aparição, segundo o fotógrafo, teria ocorrido em março de 2023.

Os registros foram feitos na noite de 17 de novembro e, segundo Binotto, a estimativa é de que o anel tivesse 200 quilômetros de diâmetro e estivesse a 100 quilômetros de altitude.

Ao ‘Daily Mail’, ele explicou se tratar de um fenômeno de luz raro, chamado de ‘emissão de luz e perturbações de frequência muito baixa provocadas por fontes de pulso eletromagnético’, que teria sido registrado pela primeira vez pela NASA, agência espacial dos EUA, na década de 1990.

Um dos fatores que dificultam o avistamento do fenômeno é a velocidade com que ele acontece. De acordo com Binotto, a duração é de um milésimo de segundo, por isso, há necessidade de câmeras fotográficas projetadas para captura em alta velocidade.

“Na primeira vez eu nem acreditei no que via. Eu já tinha visto em fotos, mas nunca tão poderoso e definido. Foi uma emoção imensa”, disse o fotógrafo.

*Com informações de Terra