A rotina de treinos, estudo e comprometimento transformou a vida de João Pedro Macedo Martins, de apenas 10 anos. Aluno do Colégio Militar da Polícia Militar do Amazonas V (CMPM V), o jovem talento vem se destacando no cenário brasileiro e internacional do jiu-jitsu. Com uma sequência de conquistas que impressiona até atletas experientes, o lutador mirim tornou-se um exemplo inspirador de superação, disciplina e orgulho institucional.
Este ano, João Pedro iniciou uma série de resultados expressivos no jiu-jitsu mundial. No dia 14 de outubro, ele consagrou-se campeão do Pan Kids, realizado em Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos, pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF), considerada a maior federação do esporte no mundo.
Na competição, João realizou três lutas e venceu todas. A primeira luta por finalização, a segunda luta com vitória por 11 a 0 com finalização e a terceira com nova finalização que garantiu o título internacional.
Poucos dias depois, no dia 1º de novembro, João voltou a se destacar ao conquistar o ouro no 1º Campeonato Brasileiro Abu Dhabi Combat Club (ADCC), uma das organizações mais importantes do grappling mundial. Ele fez duas lutas, finalizando ambas. Na semifinal com golpe guilhotina, conquistou a finalização mais rápida da categoria kids. A vitória veio em aproximadamente 45 a 50 segundos, com mata-leão após pegar as costas do adversário.
De acordo com o pai do atleta, Cláudio Martins, a dedicação do filho vai além dos tatames. “João estuda das 7h às 11h e depois treina das 13h às 20h todos os dias. É uma rotina intensa, mas ele ama o que faz e quer ser o melhor”, destacou o pai.
Em suas últimas disputas, João Pedro passou a carregar em seu kimono e em suas rash guards (camisas de competição sem kimono) as logomarcas da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e do CMPM V, reforçando o vínculo com as instituições que acompanham sua formação dentro e fora dos tatames.
Para o jovem atleta, representar as instituições em competições tão importantes no mundo esportivo, o deixa muito feliz. “Eu me sinto muito honrado em representar o Colégio Militar e a Polícia Militar nas competições regionais, nacionais e internacionais”, enfatiza João Pedro.
Resultados de vencedor
Além das conquistas mais recentes, João Pedro esteve nos Estados Unidos no American National Kids, disputado em 28 e 29 de junho de 2025, em Las Vegas, elevando ainda mais o reconhecimento internacional de seu nome no esporte.
E seus resultados ao longo da carreira demonstram que não se trata de um sucesso isolado, mas sim de uma trajetória consistente. Com um impressionante histórico de 57 medalhas de ouro, 14 de prata, 6 de bronze e um cinturão, ele se destaca como um verdadeiro prodígio do jiu-jitsu.
Ao comemorar duas décadas de atuação da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto...
O Projeto Inova Amazônia chegou à cidade de Manaus no início de novembro com uma proposta transformadora: capacitar cerca de dois mil jovens estudantes...