Ativistas participam da “Marcha Global pelo Clima” durante a 30ª Conferência das Partes (COP30) - Foto: Aline Massuca / COP30
Milhares de pessoas se reúnem em Belém neste sábado, 15, para a Marcha Global pelo Clima após uma semana marcada por tentativas de invasão à área restrita da COP30 e bloqueio da entrada do local pelo povo Mundukuro em busca de reivindicações. Para Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, o ato coletivo transforma as ruas em Zona Azul neste momento.
“Aqui se encontram os guardiões e guardiãs da floresta”, disse Guajajara, dando abertura ao ato ao lado da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, por volta das 9 horas. “Chegamos em Belém para dizer que basta vivermos nessa emergência climática. A ONU precisa escutar e compreender essas vozes. Nós, povos indígenas, que sempre estivemos aqui, nos juntamos nesse momento para receber o mundo. Todo o mundo hoje está em Belém ou de olho em Belém”, complementou a ministra.
Guajajara ainda diz que chegou a vez de não só a Amazônia ser ouvida, mas os povos doCerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Caatinga “que estão sendo igualmente destruídos”.
“A Marcha Global pelo Clima é organizada pela Cúpula dos Povos e reúne diversas frentes de organizações da sociedade civil. A expectativa é de que o ato reúna cerca de 30 mil pessoas. A saída estava prevista para 8h30, mas às 9h20 o clima seguia de esquenta e organização dos blocos no Mercado de São Brás, região central da capital paraense, onde é a concentração. A Marcha seguirá até a Aldeia Cabana, complexo cultural localizado no bairro Pedreira.
A marcha tem como foco a luta contra o racismo ambiental e as desigualdades, em torno da crise climática.
Por mais que não faça parte da agenda oficial da ONU para a COP30, o primeiro sábado da Conferência é tradicionalmente conhecido por ser um dia voltado a manifestações organizadas por movimentos sociais, ONGs e organizações da sociedade civil. Marina Silva, em sua fala, frisou a importância desse momento na COP que acontece no Brasil, um país democrático, após uma série de Conferências em países que não possuem liberdade de expressão.
Durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de...