As 30 belugas do Marineland são as últimas baleias em cativeiro do Canadá - Foto: Reprodução / Instagram Marineland
Um parque de diversões canadense ameaçou sacrificar 30 baleias após governo bloquear pedido para enviar os animais para a China.
O parque de diversões Marineland, no Canadá, ameaçou sacrificar 30 baleias beluga. O parque, que era uma popular atração turística próxima às Cataratas do Niágara, está fechado desde 2024 e tenta se desfazer de seus bens.
Pedido para enviar animais para a China foi bloqueado pelo governo. A intenção do parque era enviar os mamíferos para parque temático Chimelong Ocean Kingdom em Zhuhai.
Decisão de bloquear a transferência responde à necessidade de proteger as baleias da exploração, afirma governo. “Eu não poderia, de boa consciência, aprovar uma exportação que perpetuaria o tratamento que essas belugas sofreram”, disse a ministra da Pesca Joanne Thompson em comunicado.
Parque pediu apoio financeiro para manter os animais. O pedido também foi negado pela ministra da Pesca, que o classificou como “inapropriado”.
O Marineland vem sendo alvo de escrutínio há vários anos pelas condições em que mantinha os animais. Os inspetores de bem-estar animal da província de Ontário investigam o Marineland desde 2020 e relataram que todos os animais estavam angustiados pela má qualidade da água no parque.
Pelo menos 20 orcas e 19 belugas morreram no Marineland nos últimos 6 anos. Em 2021, o parque enviou 5 baleias para um aquário nos Estados Unidos e até o final de 2023, três delas haviam morrido. As 30 belugas do Marineland são as últimas baleias em cativeiro no Canadá.
A vereadora Thaysa Lippy (PRD) destacou suas principais ações e propostas voltadas à promoção do bem-estar e da inclusão social da população idosa de...
O governador Wilson Lima apresentou, nesta sexta-feira (10/10), um balanço das ações ambientais do Governo do Amazonas, que apontou resultados expressivos no enfrentamento às...