Foto: Jully Leslly

A moda indígena produzida em Manaus invadiu a passarela da London Fashion Week (LFW) 2025 – “Future of Fashion”, um dos principais eventos do setor que reuniu especialistas e um público exigente em Londres nesta semana. O evento encerra hoje (22), com a participação da MI Moda Indígena, assinada pelo coletivo de moda com o mesmo nome, que teve presença marcante desde o início dos desfiles.

A nova coleção, batizada de “Experiência Amazônica: Clãs Indígenas”, foi apresentada pelas designers Seanny Artes (Munduruku), Elisângela Oliveira (Apurinã), Cacique Sandra Cunha (Munduruku), Reby Ferreira (Munduruku), Severina Silva (Arte com Toque) e Suzete Mourão (Arte com Toque), na coleção de 12 looks, nessa passarela inclusiva, com o design e traços da cultura ancestral da Amazônia. A proposta é mostrar vestuários inspirados nos elementos culturais e visuais dos clãs amazônicos, com grafismos, pinturas e acessórios que traduzem a identidade dos povos originários. O desfile da trupe de estilistas manauaras foi feito na St. Mary’s Church Marylebone, organizado pela Bullock Inclusion CIC, para um público de cerca de mil convidados ávidos por tendências da moda nessa passarela intercultural global, em um evento exclusivo, fechado e pago.

Na passarela, quatro modelos manauaras e mais oito londrinos chamaram a atenção do público. “Colocamos na passarela para o ‘passeio de catwalk’ (andar de gato ou passo elegante) nossos modelos Reby Ferreira (Munduruku), Marcos Vinícius (Munduruku), Amirla Pires (Apurinã) e Suzete Mourão (Arte com Toque). Os outros modelos fazem parte do ‘casting’ da própria Bullock Inclusion CIC”, contou Reby, que também acumula a função de a CEO da MI Moda Indígena.

A idealizadora do projeto de moda indígena, a estilista Seanny Munduruku, lidera o grupo de ‘designers’ comemora a estreia em um dos mais importantes eventos de moda do mundo que reúne os principais estilistas e profissionais do setor em uma espécie de vitrine das tendências do que estará nas vitrines em 2026. “Foi uma experiência nova e incrível. É a primeira vez que estamos trabalhando com uma organização de moda em Londres totalmente inclusiva”, conta Seanny afirmando que foi um momento excelente de aprendizado por causa do outro projeto, o Arte com Toque (para pessoas com Deficiência Visual).

“Tivemos uma representatividade no nosso grupo e possibilitamos esse intercâmbio cultural e inclusivo através da moda”, conta emocionada ao afirmar que o evento foi perfeito. “Muitas pessoas vieram até nós querendo conhecer mais sobre o projeto e para fechar outras participações e parcerias em Londres”. A estilista revela o impacto do trabalho em coletivo no público, impressionado com a forma como a arte tem retorno real as comunidades, focando sempre no ensino para pessoas com pouco acesso a arte e à educação. “Isso foi o que mais sensibilizou as pessoas sobre a nossa marca, um projeto com propósito e com retorno social”, conclui Seanny.

Na sua fala ao final do desfile, Reby agradeceu a recepção calorosa do público. “O futuro é a Amazônia. E a Amazônia está viva em nós. Somos uma marca sobre a floresta, o rio e os povos indígenas. Somos quatro mulheres dos povos Munduruku e Apurinã. E estamos muito felizes por estar aqui hoje e sou grata à Samanta e à Bullock Inclusion por nos convidarem”, disse.

Temporada europeia

A MI Moda Indígena levou este ano, mais dois projetos que compõem a cultura amazônida: o de arte visual (pintura sobre tela) Arte com Toque, feito por artistas com deficiência visual, e as oficinas de dança Caxiri na Kuia e Carimbó, que serão realizados na Áustria, Itália e França.

A Bullock Inclusion CIC é uma organização de Moda Inclusiva em Londres reconhecida pela London Fashion Week. A criadora da organização, Samanta Bullock, é uma designer de moda deficiente físico-motora, sendo usuária de cadeira de rodas. Todas as marcas de moda representam alguma forma de inclusão e minorias (sejam de gênero, culturais ou sociais). É um espaço de acessibilidade e inclusão social.

A programação da London Fashion Week conta com 158 designers e organizações, 50 desfiles, 19 apresentações, 4 compromissos, 76 eventos e 25 ativações digitais.

Com informações da assessoria