O filme ‘Um Olhar Inquieto: O Cinema de Jorge Bodanzky’, de Liliane Maia e Jorge Bodanzky será exibido hoje (Imagem: Divulgação)

A programação do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte encerra neste domingo (21), após cinco dias de atividades gratuitas, com sessões de curtas e longa-metragens no Teatro Amazonas, debates e oficinas no Centro Cultural Palácio Rio Negro, Teatro Gebes Medeiros, Palacete Provincial e Galeria do Largo, no centro de Manaus.

Referência no Norte do País, o evento conta com três mostras competitivas: Amazônia, Outros Nortes e Olhar Panorâmico, a mostra não-competitiva Olhinho para o público infantojuvenil e filmes convidados. Em 2025, o festival recebeu 832 filmes inscritos.

Neste domingo, às 14h30, a primeira sessão é para crianças a partir de 4 anos, com a mostra Olhinho. Estão confirmados “As Joias de Oxum”, de Urânia Munzanzu, e “Tsuru”, de Pedro Anias, da Bahia, “Baile de Miriti”, de Emily Cristiane, e “Guardiões da Cobra Grande”, de Yago de Almeida, do Pará, “No Início do Mundo”, de Camilla Osório de Castro, do Ceará, e “O Enigma do Tempo”, de Anderson Lister, de São Paulo.

Às 16h tem exibição de “Um Olhar Inquieto: O Cinema de Jorge Bodanzky”, de Liliane Maia e Jorge Bodanzky. Em 1973, Jorge Bodanzky, filmando para a TV alemã, capturou uma imagem intrigante: uma grande maloca em meio à densa floresta amazônica, cercada por indígenas isolados tentando atingir o avião com flechas. Meio século depois, o registro recuperado pelo Instituto Moreira Salles leva o cineasta de volta a Aripuanã. O filme conecta o passado e o presente, explorando sua trajetória e os mistérios da Amazônia a partir dos seus inúmeros rolos de super-8.

O filme “A Natureza das Coisas Invisíveis”, de Rafaela Camelo, do Distrito Federal, encerra a sétima edição, às 18h. O enredo traz duas meninas que se conhecem em um hospital nas férias e, ao compartilharem o desejo de sair, formam uma amizade entre momentos agridoces.

Na trama, Glória (Laura Brandão), uma menina de dez anos, está com a mãe no hospital onde ela trabalha e acaba conhecendo Sofia (Serena), da mesma idade. Entediadas e frustradas por estarem perdendo as férias dentro de um hospital, elas exploram o lugar juntas e vão formando um laço de amizade e compartilham inseguranças.

A cerimônia de premiação inicia às 20h30. Todos os filmes da Mostra Amazônia concorrem ao prêmio de “Prêmio Especial do Júri”, “Melhor Direção”, “dois prêmios de “Melhor Atuação”, “Melhor Roteiro”, “Melhor Direção de Fotografia”, “Melhor Montagem”, “Melhor Direção de Arte”, “Melhor Som”, “Melhor Maquiagem”, “Melhor Figurino” e “Melhor Filme” pelo júri, pela escolha do público e pelo júri jovem.

A premiação para Outros Nortes e Olhar Panorâmico são para “Menção Honrosa do Júri” e “Melhor Filme” pela escolha do júri e do público. O júri é composto por críticos do Cine Set.

Com informações da assessoria