O Festival SESI Cultura Infância tem abertura oficial nesta terça-feira (16), às 20h, no Teatro Amazonas, com o espetáculo “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças”. Uma fábula emocionante com trechos biográficos do Rei do Baião, unindo teatro e música num evento gratuito, aberto ao público.
Com o propósito de ensinar pelo riso, pela arte e pela cultura, o festival começou nesta segunda-feira (15), em Iranduba, e vai até domingo (21), com uma programação robusta e totalmente gratuita, oferecendo espetáculos teatrais, oficinas, literatura, música, debates e palestras. O acesso ao público é por ordem de chegada, respeitando a capacidade de acomodação dos locais de apresentação.
Além de Manaus e Iranduba, a programação alcança, ainda, os municípios de Coari, Itacoatiara e Itapiranga. Com foco na primeira infância, o festival busca estimular o desenvolvimento intelectual, motor e cognitivo de crianças, além de promover a integração entre famílias, escolas e comunidades.
A iniciativa contempla apresentações em espaços culturais, atividades formativas em escolas da Rede SESI, palestras abertas ao público, espetáculos em comunidades indígenas, além de ações em barco-escola no Mirante Lúcia Almeida em Manaus e no município de Coari.
O primeiro evento da agenda, na Comunidade Terra Preta, em Iranduba, foi o espetáculo “Brincadeiras”, da Cia de Teatro Metamorfose. Os pequenos também participaram, no local, de oficinas de pinturas e robótica.
Segundo a superintendente regional do SESI Amazonas, Rosana Vasconcelos, a expectativa de público para essa segunda edição do festival é muito grande, uma vez que, ano passado, o evento já alcançou 4,2 mil pessoas. “Pensar, idealizar e executar ações voltadas para a primeira infância, promovendo experiências por meio da linguagem musical, teatral, cênica e visual, ultrapassou nossas expectativas. Este ano, seguimos firmes com o propósito de levar cultura às crianças, trabalhando valores, conhecimentos e histórias que moldam a forma como elas interagem com o mundo”, afirmou.
Rosana Vasconcelos ressalta, ainda, que cada atividade durante o festival foi planejada em sintonia com a política educacional da Rede SESI de Ensino, presente em todos os estados do país. “A programação é pensada tanto para o público infantil quanto para os adultos, porque acreditamos que a educação só se fortalece quando a família participa. A arte é uma forma prazerosa de ensinar e de transformar”, completou.
A interiorização também é uma marca desta edição. Para a superintendente, levar cultura para além da capital é parte da responsabilidade social do SESI. “Nossa capital concentra a maior fonte econômica do Estado, mas é fundamental que essa riqueza também alcance os irmãos ribeirinhos. O acesso à cultura e à educação é essencial para nivelar oportunidades de conhecimento e formação. Temos o Barco-Escola Samaúma I e II, que já leva educação profissional aos locais mais distantes e, agora, se tornam também palco de experiências culturais para crianças, jovens e adultos”, destacou.
Programação em Manaus
Terça-feira (16)
Largo São Sebastião – 17h às 19h – espetáculos “Viveiro Acrobático”, “Princesa Cafuxa no Reino da Palhaçaria” e “Banda Di Bubuia”
Teatro Amazonas – 20h – Abertura do Festival – espetáculo “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças”
Quarta-feira (17)
Teatro ICBEU – “O Pequeno Herói Preto” – sessões às 9h, 14h e 19h30
Sexta-feira (19)
Escola SESI Drª Êmina Barbosa Mustafa – Palestra “Arte e Educação” (8h) e Oficina “Encontro Formativo” (9h)
Escola SESI Dr. Francisco Garcia – Espetáculo “A Menina Onça” (9h)
Sábado (20)
Quilombo Urbano de São Benedito – Encontro Formativo (9h)
Mirante Lúcia Almeida – Palestras e apresentações (14h às 20h);
Barco-Escola Samaúma I – Espetáculo “Navegando com os Encantados da Amazônia” (17h e 18h30)
Domingo (21)
Comunidade indígena Parque das Tribos – Espetáculo “Lampião e Maria Bonita” (9h)
Com informações da assessoria