A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência divulgou, nesta sexta-feira (29/08), a lista das crianças selecionadas para conhecer a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A atividade integra o calendário de ações visando a campanha Setembro Verde.
A seleção foi feita por meio das inscrições realizadas entre 25 e 28 de agosto, com 30 inscritos. A ação acontecerá dia 4 de setembro, das 9h às 12h, no Complexo do Comando-Geral, localizado na rua Benjamin Constant, 2150, bairro Petrópolis.
De acordo com a soldado da CIPCães, Ruana Faria, a terapia assistida por cães traz inúmeros benefícios para as crianças com deficiência. “O contato com os animais promove estímulos emocionais, cognitivos e motores. Teremos oficinas interativas, demonstração das ações dos cães policiais e muita diversão”, complementou a soldado.
Para a secretária da SEPcD, Selma Banes, a interação com os animais promove bem-estar e estimula o desenvolvimento das crianças, seja no social quanto no familiar.
“Essa campanha é uma forma de incentivar a socialização das crianças, porque muitas delas não têm esse contato com os animais, e essa ação permite um momento lúdico com elas. Trabalhando essa ludicidade no comportamento das crianças, conseguimos ver uma evolução muito boa para as crianças e para as famílias”, pontuou a secretária.
A atividade é coordenada pela SePcD, que também é responsável pelo calendário de atividades do Setembro Verde.
Setembro Verde
A campanha Setembro Verde atua na conscientização e na luta pela inclusão da pessoa com deficiência em nossa sociedade. Com isso em mente, a programação da SEPcD visa alcançar a população, de maneira educativa, sobre os direitos das PcD, bem como combater a violência, a discriminação e o capacitismo contra esse público no Amazonas.
A escolha do mês de setembro é alusiva ao Dia Nacional das Pessoas com Deficiência, celebrado anualmente em 21 de setembro, desde 1982.
Um estudo do grupo World Weather Attribution concluiu que as condições meteorológicas que impulsionaram os incêndios mortais na Turquia, Grécia e Chipre este ano...