
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) celebra, nesta segunda-feira (18 de agosto), o dia do estagiário. A data foi instituída para reconhecer a atuação desses profissionais no mercado como aprendizes e praticantes de suas futuras profissões.
O estágio constitui-se como uma atividade educativa supervisionada, que visa preparar o estudante de forma ativa, compondo seu repertório profissional. A CMM representa um espaço de incentivo à prática do estágio, com atuação de estagiários em diversos setores, promovendo uma formação mais qualificada. É o que afirma o diretor de Recursos Humanos da Casa, Cassiano Alves.
“Sob a gestão do presidente da CMM, David Reis, temos um exemplo concreto de incentivo à educação e ao conhecimento. Seu compromisso em oferecer oportunidades de aprendizado e qualificação demonstra uma visão de futuro e a certeza de que investir na formação garante profissionais cada vez mais preparados para o mercado de trabalho”, disse o diretor.
A estagiária Dariene Souza, da Diretoria de Saúde da CMM, afirma sentir-se mais preparada para os desafios profissionais.
“Penso que, quando sair daqui, já estarei apta para o mercado de trabalho, porque as vivências que estou tendo aqui, de aprendizado, são de valor imensurável”, relata a estudante de Psicologia.
O Dia do Estagiário valoriza esse importante componente de órgãos, entidades e empresas. A data marca o aniversário da promulgação da primeira Lei do Estágio no Brasil, em 1982, documento que estabeleceu as regras para regulamentar a atividade no país. A regularização representou um marco, uma vez que, até então, o estágio era praticado apenas como atividade informal.
Segundo a Associação Brasileira de Estágio (Abres), o Brasil conta com cerca de 20,07 milhões de estudantes habilitados para estagiar, entre matriculados no ensino médio e no ensino superior. No entanto, apenas 1,1 milhão conseguem uma oportunidade, o que representa apenas 5,5% do total.
Os discentes alcançados pelo estágio são beneficiados não apenas com o conhecimento, mas também passam a contribuir com a renda familiar. Um levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que entrevistou cerca de 12 mil estagiários, revela que 10% deles são os únicos responsáveis pelo sustento de suas famílias.
