Trump e Putin se cumprimentam em base militar em Anchorage - Foto: Ansa - Brasil

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira, 15, que a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada no Alasca, foi “produtiva”. No entanto, o presidente americano destacou que não houve acordo de cessar-fogo.

Em discurso após a reunião a portas fechadas, Putin agradeceu a Trump e disse que a escolha do local foi “lógica” devido à história compartilhada das nações. O território do Alasca já integrou o Império Russo e foi palco de cooperação na Segunda Guerra Mundial.

“Tivemos uma reunião muito produtiva. Temos muitos pontos nos quais concordamos. Alguns grandes ainda não chegaram lá, mas tivemos avanço. Então, não há acordo até que haja um acordo. Eu vou ligar para a OTAN em breve e vou ligar para as pessoas que considero apropriadas. Eu vou ligar para o presidente Zelensky e falar sobre a reunião de hoje”.

Já Putin afirmou: “Eu espero que os acordos de hoje sejam o ponto inicial. Não a solução para a questão da Ucrânia, mas algo que possa nos trazer, também, em termos pragmáticos, a relação entre EUA e Rússia”.

Trump também afirmou que os Estados Unidos se tornaram o país mais popular do momento. “Muitas pessoas quiseram negociar conosco em pouco tempo. Estamos animados para lidar com isso e para tentar acabar com isso [guerra na Ucrânia]”. Ele ressaltou que realizou um bom progresso com o presidente russo e “sempre teve um relacionamento bom”, embora tenham passado por conversas difíceis.

Sobre o cessar-fogo, especificamente, ele afirmou: “Não chegamos lá, mas gosto de pensar que teremos boas reuniões no futuro. […] Vamos impedir que milhares de pessoas sejam mortas por semana e o presidente Putin quer ver isso tanto quanto eu”.

O presidente americano encerrou o discurso em agradecimento ao líder russo e afirmou esperar vê-lo em breve. “Na próxima vez, em Moscou”, respondeu Putin. “Posso ser criticado, mas consigo ver isso acontecendo”, finalizou Trump.

*Com informações de Terra