A cidade de Manicoré (a 333 km de Manaus) se prepara para sediar o 47º Festival Folclórico, maior manifestação cultural do sul do Amazonas. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de agosto de 2025, no Parque de Exposições Domingos Galdino de Melo, reunindo sete tradicionais grupos folclóricos que enchem de cores, dança e tradição a arena da festa.
Promovido pela Prefeitura de Manicoré e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), o festival é um dos mais significativos marcos culturais, sociais e econômicos da Princesinha do Madeira, e conta com o apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa do Amazonas.
“Por aproximadamente três meses, Manicoré se prepara para o evento, com a realização dos tradicionais forrós de rua e os ensaios nas quadras dos bairros, que se transformam em pontos de efervescência cultural, mobilizando a população e criando um verdadeiro clima de celebração. O Festival Folclórico de Manicoré é mais que uma festa. É um legado cultural, um símbolo de união e orgulho, e uma poderosa engrenagem de desenvolvimento para o município, o qual tem o total apoio do governo municipal, por meio do prefeito Lúcio Flávio, e com incentivo através de repasses”, destacou a secretária municipal de Cultura, Adrienne Cidade.
As agremiações que darão brilho ao festival representam a diversidade, a fé e o dinamismo cultural das comunidades manicoreenses.
São elas:
-
Os Granfinos na Roça (vermelho e branco)
-
Os Caipiras na Roça (azul e branco)
-
Juna de Auxiliadora (vermelho e amarelo)
-
Unidos de Mazzarello (verde e rosa)
-
Juventude Unida do Manicorezinho (azul e vermelho)
-
Juventude na Roça de São Sebastião (verde e vermelho)
-
Explosão Junina (marrom, verde, rosa e branco)