
O governador Wilson Lima inaugurou, nesta segunda-feira (28/07), o Caic TEA José Contente, primeiro centro da rede pública estadual de saúde totalmente voltado ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Localizado no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, o serviço entra em funcionamento ainda nesta segunda-feira, com atendimento gratuito e multiprofissional para crianças de até 11 anos e seis meses.
“Essa causa é uma causa que é muito nova para o poder público, mas um passo significativo que mostra que estamos no caminho certo. É a primeira vez que o Governo do Estado, que o Estado como um todo, toma uma iniciativa tão significativa e tão consistente como essa daqui. O que estamos entregando aqui é esperança, é comprometimento, não só para as mães de agora, mas também preparando uma estrutura para as futuras gerações”, afirmou Wilson Lima.
A nova unidade representa um marco histórico na política de inclusão e cuidado especializado no Amazonas. É o primeiro serviço do estado exclusivamente dedicado ao público infantil com diagnóstico de autismo, integrando um modelo de acolhimento centrado no paciente e na família.
Com a entrega do Caic José Contente, o Governo do Amazonas inicia a implantação de uma rede estadual especializada para o atendimento ao público infantil com autismo. Outras duas unidades da capital também integrarão esse modelo: o Caic Gilson Moreira, na zona norte, em fase final de reforma, e o Caic+Especialidades Afrânio Soares, no bairro Parque Dez, zona centro-sul, que passará por readequações. Assim, a capital contará com três unidades voltadas exclusivamente para crianças com TEA.
A inauguração reuniu parlamentares, representantes da sociedade civil e profissionais da saúde. Participaram do evento o deputado federal Fausto Júnior; o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade; os deputados estaduais Joana D’arc, Alessandra Campelo, Mário César Filho e Dr. Gomes; e os vereadores Paulo Tyrone, Diego Afonso e Raiff Matos. Também estiveram presentes a secretária de saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, representantes de associações e entidades ligadas à causa autista, como coletivos de mães e organizações de apoio à pessoa com deficiência.
Além dos deputados Roberto Cidade, Joana D’arc e Mário César Filho, que são pais e mães atípicos — termo usado para designar familiares de crianças com deficiência —, o evento também contou com a presença de jornalistas convidados que também são pais e mãe de crianças com autismo como André Anzoategui, Luana Borba e Ronaldo Tiradentes, que acompanharam de perto a entrega da unidade e reforçaram, com sua presença, a importância da causa para milhares de famílias amazonenses.
Funcionamento
O Caic TEA será gerenciado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e passou por uma revitalização estrutural com recursos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), tendo as obras executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). Em seguida, a unidade de saúde foi readequada para dispor da estrutura especializada por meio da empresa Agir.
A unidade dispõe de uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, psicomotricistas, nutricionistas, assistentes sociais e médicos. A presença dessas especialidades em um único espaço permite intervenções integradas e intensivas, que promovem resultados mais efetivos no desenvolvimento global das crianças.
