
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), realizou, nesta sexta-feira (25/07), o evento em celebração ao pesquisador científico e à ciência, no qual anunciou o lançamento do Perfil da Pós-graduação Stricto Sensu do Estado do Amazonas 2017/2024 e de oito novos editais referentes ao segundo semestre de 2025, dos quais seis são inéditos. O investimento total é de R$ 11,5 milhões, com recursos oriundos do tesouro estadual, para apoiar 120 projetos de pesquisa.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, ressaltou a importância da integração entre ciência e mercado durante o evento que, pela primeira vez, aconteceu no “coração da indústria”. Ela também enfatizou os avanços no setor, ressaltando os impactos significativos para o desenvolvimento do estado, frutos dos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), sob a gestão do Governador Wilson Lima.
A solenidade contou com a presença do secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, representando o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, além de empresários, gestores e representantes da Fieam, da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), de pesquisadores e empreendedores de base tecnológica.
“É a primeira vez que nós fazemos o lançamento no coração da indústria. Temos aqui a Federação do Comércio, a Federação da Agricultura, junto da Academia e dos pesquisadores. Esse diálogo é importantíssimo, e já vem sendo realizado pelo governador Wilson Lima, que tem fortemente investido na área de Ciência, Tecnologia e Inovação”, comentou Márcia Perales.
O secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, enfatizou a importância da conexão entre o setor produtivo e a área da CT&I para o desenvolvimento sustentável. E afirmou que, sem esses elementos, o setor produtivo não avança.
“O setor produtivo, sem ciência, sem tecnologia, sem inovação, sem pesquisa, não vai a lugar algum. E que bom que a gente tem conseguido isso no Amazonas: manter essa estreita relação entre indústria, setor produtivo e a ciência, tecnologia e inovação”, revelou.
O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac-AM, Aderson Santos da Frota, elogiou o trabalho realizado pela Fapeam e reforçou o compromisso da instituição em apoiar ações voltadas à inovação.
“A Fapeam faz esse trabalho com muita proficiência, digno de elogio e de aplausos. E, por esse motivo, nós estamos engajados nesse momento de apoiar esse trabalho magnífico da Fapeam”, destacou Anderson Frota.
