Foto: Reprodução

O Aterro Sanitário de Manaus está operando em condições adequadas, com estabilidade estrutural e segurança ambiental, atesta o laudo técnico emitido neste mês, pela Fral Consultoria. A análise identificou que a compactação dos resíduos está acima dos 0,9 t/m³, meta projetada no documento executivo, o que amplia a vida útil do aterro em ao menos cinco anos, que poderá ser ainda maior mantidos os padrões de funcionamento adotados.

O parecer confirma os resultados positivos do Aterro Sanitário de Manaus, cidade que produz cerca de 1 milhão de toneladas de lixo por ano e de duas a três mil toneladas diárias de resíduos domésticos, segundo matéria publicada na revista Exame, no início deste mês.

O relatório da consultoria confirma, ainda, que os fatores de segurança atendem às exigências da ABNT NBR 11682 e que os sistemas de drenagem, impermeabilização e monitoramento ambiental estão funcionando de forma eficaz, garantindo a proteção do solo e das águas na área onde funciona o aterro.

A Fral Consultoria, com sede em São Paulo, atua em nível nacional há 20 anos e é reconhecida por um vasto histórico em projetos de resíduos sólidos, obras urbanas e recuperação de áreas degradadas em cidades como Osasco, Santos e Brasília, incluindo o caso emblemático do aterro de Gramacho, no Rio de Janeiro. A comprovada expertise em engenharia ambiental e geotécnica da empresa reforça a consistência do parecer técnico emitido para o aterro da capital amazonense.

Por Márcia Costa Rosa