O evento tem o objetivo de estimular a adoção de práticas sustentáveis e ampliar a conscientização ambiental - Foto: Assessoria
O Aeroporto Internacional de Manaus, administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, membro da rede VINCI Airports, promoveu nesta quinta-feira (25/07) a primeira edição do Workshop de Emissões de Carbono. O evento reuniu funcionários do aeroporto, prestadores de serviço, pesquisadores, representantes de instituições locais e empresas parceiras para discutir estratégias de redução de emissões e a implementação de práticas sustentáveis em operações aeroportuárias.
A programação incluiu palestras técnicas e apresentação de projetos já em andamento nos aeroportos operados pela VINCI no Brasil. Um dos destaques foi a participação do pesquisador Philip M. Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), referência internacional em estudos sobre mudanças climáticas na Amazônia. Fearnside é doutor pelo Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade de Michigan (EUA) e pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), membro da Academia Brasileira de Ciências, tendo recebido o Prêmio Nobel da Paz pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), em 2007.
Entre as iniciativas apresentadas durante o Workshop está o projeto de captação e reuso de água implantado pelo Aeroporto de Manaus. A proposta utiliza água da chuva, condensação do sistema de refrigeração e efluentes tratados para reduzir o consumo hídrico do terminal. O projeto recebeu em 2024 o prêmio Green Airport, concedido pela ACI-LAC (Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe).
O workshop também incluiu painéis sobre certificações internacionais como a ACA (Airport Carbon Accreditation), políticas de ESG, soluções em energia renovável e experiências de companhias aéreas.
A iniciativa faz parte de uma série de eventos promovidos pela empresa nos aeroportos da região Norte para estimular a adoção de práticas sustentáveis e ampliar a conscientização ambiental entre funcionários, parceiros e prestadores de serviço.
“Encerramos o workshop com a assinatura do Plano de Engajamento de Stakeholders, formalizando o compromisso coletivo com a redução de emissões. Afinal, esse desafio não é só do aeroporto, é de todos nós”, destacou Lucas Aleixo, analista de Meio Ambiente da VINCI Airports.
Os incêndios florestais na Patagônia destruíram uma área com mais do dobro do tamanho de Buenos Aires, gerando críticas às medidas de austeridade do...