Ao final das duas sessões, no fim de semana, o espetáculo foi ovacionado pelo público - Foto: Divulgação
Um musical que mistura cenas ao vivo e takes pré-gravados, criando diante da plateia a sensação de um filme sendo construído no palco. Assim foi “República Lee – Um Musical ao Som de Rita”, espetáculo apresentado no final de semana no Teatro Amazonas. Com olhos e ouvidos atentos, o público lotou o teatro para acompanhar a história de cinco jovens que vivem em uma república em um Brasil de 1967, e decidem gravar um filme de ficção científica.
O texto afiado transita entre o humor, o drama, a crítica política e muitas referências ao cinema mundial, costurado por sucessos da rainha do rock brasileiro, Rita Lee. A resposta da plateia foi imediata. Nas duas noites, o espetáculo foi ovacionado de pé.
Para a estudante de Direito Maria Clara, 22, o musical foi mais do que entretenimento. Foi uma homenagem à altura da artista que inspirou o projeto. “Ri bastante, chorei e achei tudo muito criativo. Gostei da questão política e do toque de romance. As músicas da Rita foram a cereja do bolo”, comentou.
Idealizadora do projeto, a cantora e atriz amazonense Cella celebrou o retorno ao seu estado natal e a recepção calorosa do público. “Foi uma emoção muito grande. É gratificante, me sinto muito feliz em ver a casa lotada. Foi muito melhor do que eu imaginava. O feedback superou a expectativa de todo mundo”, disse.
Durante o espetáculo, o público é convidado a interagir com a cena, reforçando o clima de liberdade criativa que atravessa toda a obra. O musical é embalado por sucessos de Rita Lee com “Alô, Alô Marciano”, “Amor e Sexo”, “Nem Luxo, Nem Lixo”, “Mania de Você”, entre outros, que ajudam a construir as emoções da narrativa.
Em quase duas horas de espetáculo, o que se vê no palco é uma celebração à rebeldia, à coragem de jovens que ousam criar novos futuros, mesmo em um país que passava por um dos seus períodos políticos mais sombrios.
Espetáculo premiado
Com direção e texto de Tauã Delmiro, “República Lee” vem acumulando indicações em importantes premiações do teatro musical brasileiro. No site É Sobre Musicais, concorre nas categorias Melhor Atriz, com a atuação de Cella, e também em Melhor Elenco, Melhor Texto, Melhor Direção, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator.
Em 2024, foi indicado ao Prêmio Prio do Humor, criado por Fábio Porchat, nas categorias Texto e Especial, esta última por sua inovação ao unir teatro, cinema e música de forma dinâmica. Também recebeu indicações no Prêmio Destaque Imprensa Digital, como Destaque Musical Brasileiro, Destaque Dramaturgia Original e Destaque Atriz Coadjuvante.
Após a temporada em Manaus, o musical segue para o Rio de Janeiro, onde dará continuidade ao circuito nacional.
Parlamentar amazonense está na lista dos parlamentares mais influentes entre os 594 congressistas, com destaque para atuação no tema “Zona Franca de Manaus”. Ele...
A deputada estadual Joana Darc (UB) apresentou um Projeto de Lei (PL) nº 565/2025, que pretende estabelecer a “Semana Estadual de Conscientização sobre a...