O evento é amparado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), da Fapeam - Foto: Secom
nicia nesta quarta-feira (28/5), o evento intitulado Seminário Emergência Climática na Amazônia: Diálogos para a COP30, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O encontro segue até sexta-feira (30/5), das 8h às 17h, no Auditório da Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), localizado na Avenida André Araújo, zona sul da capital.
Amparado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), o evento busca refletir sobre as similaridades e convergências entre o neoextrativismo, a injustiça climática e o racismo ambiental no Brasil como ameaças a uma democracia substancial e igualitária.
A coordenadora do evento e doutora em Desenvolvimento Socioambiental, Girlian Silva de Sousa, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), afirmou que a atividade será na modalidade híbrida, contando com a participação de tanto de pesquisadores locais, quanto de especialistas que estudam a Amazônia, mas estão em outras partes do território, como de Roraima, do Maranhão, da Paraíba, do Pará e de Ipixuna (distante a 1.367 km da capital), sendo relevante a participação de todos para discutir o fenômeno pelo olhar de quem vivencia as questões a partir do território.
“A expectativa é que o evento possa trazer importantes contribuições para o debate sobre a emergência climática e seus impactos sobre o território amazônico. Espero que, a partir dele, possamos elaborar relevantes proposições para contribuir para o debate da COP30, que ocorrerá ainda este ano, na cidade de Belém, no Pará”, disse.
A programação conta com debates, palestras e três grupos de trabalho (GT), sendo eles: “Impactos Socioeconômicos da Emergência Climática na Amazônia Brasileira”, “Educação, Memória e Cultura na Amazônia Ante às Mudanças Climáticas”, “Saberes, Tecnologias Sociais e Ancestrais, Saberes Acadêmicos e Iniciativas – Inovadoras para o Enfrentamento da Injustiça Climática e do Racismo Ambiental na Amazônia”. Durante os três dias do evento, acontecerá ainda uma Feira da Economia Solidária, com produtos artesanais e da culinária regional.
O Seminário é destinado ao público acadêmico, aos movimentos sociais, aos gestores públicos e à sociedade civil em geral. A temática do evento será discutida a partir de quatro vieses (político, socioeconômico, socioambiental e fundiário).
Sobre o apoio da Fapeam
“Espero que o evento contribua para a visibilização do papel fundamental da Fapeam no fomento à produção científica e à promoção do desenvolvimento sustentável no Estado do Amazonas”, afirmou Girlian.
O Seminário é amparado pelo Parev, que visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Neste fim de semana, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) cumpre uma extensa agenda oficial no Médio Solimões. Na primeira parada, em Tefé, distante...
Mais de 100 servidores municipais participaram de uma grande operação integrada de limpeza, coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de...