O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), assinou nesta quarta-feira, 7/5, a Portaria nº 0843/2025 GP, que cria a Comissão Especial para tratar de todos os assuntos pertinentes à realização de concurso público, no âmbito do Legislativo Estadual. A criação da comissão segue o cronograma do certame anunciado pelo presidente, em março deste ano, e que irá ofertar 100 vagas para chamamento imediato e mais 200 para o cadastro reserva.
“Estamos hoje formalizando a Comissão Especial, que será composta por quatro servidores efetivos e um comissionado, que irão dar andamento a todo o processo. Agradeço a todos os servidores que aceitaram esse desafio e reafirmo que o concurso público da Aleam vai seguir todo o cronograma que já foi anunciado e que nós iremos realizar um certame sério, transparente. A instituição que realizará as provas será uma que tenha experiência em outros estados, que tenha a qualificação adequada. Nossa gestão prioriza a eficiência, o equilíbrio e o trabalho sério. Não vou aceitar a interferência de ninguém”, reafirmou.
A Comissão Especial será composta pelos servidores Sarah Oliveira Cervantes (presidente), Elinson Silva de Lima (vice-presidente), Robson Togni de Almeida (membro), Rosirene Cetraro Braga (membro) e Fábio do Nascimento de Oliveira (membro).
Cronograma de concurso público
Conforme o cronograma apresentado pelo presidente Roberto Cidade, a partir da criação da comissão, em junho será feita a contratação da instituição e avaliação do edital do concurso público; em julho o lançamento do edital do concurso público; em agosto o encerramento das inscrições para o certame; em setembro e outubro serão realizadas as provas; em novembro será feita a divulgação dos resultados; em dezembro será homologado o resultado do concurso público.
“Nós montamos um cronograma e o estamos seguindo à risca. No mês passado fizemos todos os cálculos, o impacto financeiro e orçamentário, quantas vagas a gente vai precisar e quais áreas irão atender. Este mês vamos contratar a instituição que vai fazer as provas. Estamos e iremos fazer tudo de forma transparente, com um trabalho sério e bem equilibrado. No final do ano iremos homologar o concurso e, no ano que vem, vamos começar o chamamento dos aprovados. A nossa gestão tem sido muito eficiente e, saindo da presidência, quero deixar esse concurso como um marco da nossa gestão. Há 14 anos essa Casa não realizava concurso público”, destacou.
Atualmente, o quadro permanente de pessoal da Assembleia Legislativa do Amazonas conta com 635 cargos, entre cargos isolados (procuradores, analista de controle e assessor jurídico); analistas legislativos, nas mais diversas especialidades, e agentes legislativos, que igualmente contemplam várias especialidades.
Na tarde desta terça-feira (7/5), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou uma Sessão Especial em alusão ao Dia Nacional do Líder Comunitário, comemorado...