O prefeito de Manaus, David Almeida, liderou, nesta segunda-feira, 5/5, uma visita técnica às obras do programa “Minha Casa, Minha Vida”, na zona Oeste da capital amazonense, acompanhado pelo ministro das Cidades, Jader Filho, pelos senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, e pelo titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves. A ação marca um novo passo na parceria entre a Prefeitura de Manaus e o governo federal para ampliar o acesso à moradia digna às famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Estamos construindo 576 unidades habitacionais com qualidade acima da média, com previsão de entrega para setembro. Esta é uma obra do ‘Minha Casa, Minha Vida’, faixa 1, mas com padrão de faixa 2. É dignidade que estamos proporcionando. Nossa meta é entregar 4.500 moradias por ano até 2028. Já temos 4.700 contratadas e estamos prontos para iniciar a nova etapa do programa. Essa entrega é para quem mais precisa: indígenas, pessoas em situação de rua e famílias atingidas por calamidades. Estamos tirando essas pessoas das áreas de risco e devolvendo a elas o direito de viver com segurança e respeito”, afirmou o prefeito.
O ministro das Cidades, Jader Filho, elogiou a qualidade do projeto e o desempenho da prefeitura na execução das políticas habitacionais.
“Manaus tem um dos projetos mais bonitos do ‘Minha Casa, Minha Vida’ que já visitei. É fruto do esforço do prefeito David e de toda a sua equipe. O governo federal está comprometido com as ações estruturantes e preventivas. Só no ano passado, fizemos uma seleção de R$ 17 bilhões em obras de prevenção e vamos avançar com mais R$ 3,5 bilhões neste ano. Queremos cidades mais resilientes e seguras”, enfatizou o ministro.
O senador Eduardo Braga, por sua vez, destacou o protagonismo da capital amazonense no novo ciclo do programa habitacional. “Manaus é hoje uma das cidades mais avançadas na execução do ‘Minha Casa, Minha Vida’. Essa retomada só foi possível com o governo do presidente Lula e com a determinação do prefeito David Almeida. Estamos recuperando obras paradas desde 2012 e inscrevendo mais de 4 mil novas unidades. É um exemplo de gestão e compromisso social”, disse.
Já o senador Omar Aziz valorizou a articulação política que garantiu a presença do ministro na capital. “Essa parceria é resultado de muito diálogo. Nós ligamos para o presidente Lula e pedimos que o ministro estivesse aqui, e ele veio, porque conhece a Amazônia, sabe das nossas necessidades. David está aproveitando cada oportunidade para trazer investimentos para Manaus, e tem feito isso com competência e rapidez. Dia 16, ele com o Renato e o Jesus já vão pleitear novas habitações por meio do novo edital”, declarou.
O secretário municipal de Habitação, Jesus Alves, complementou destacando a atuação da Semhaf. “Estamos transformando políticas públicas em realizações concretas. A Semhaf está atuando com foco na regularização fundiária, melhoria de moradias e novos projetos de urbanização. Essa entrega é resultado do esforço integrado com o governo federal e do compromisso com quem mais precisa”, pontuou o secretário.
Durante a agenda, a comitiva vistoriou uma unidade decorada e o canteiro de obras onde está sendo erguido o conjunto habitacional, com 576 unidades que fazem parte do novo ciclo de investimentos habitacionais em Manaus. O empreendimento é símbolo do compromisso da atual gestão municipal com a redução do déficit habitacional e a promoção da justiça social na capital.
Doença “invisível”, a endometriose atinge cerca de 7 milhões de mulheres no Brasil e, aproximadamente, 186 milhões em todo mundo. Diante disso, na semana...
Usuários de smartphones se depararam recentemente com oito novos emojis nos aplicativos de mensagens. Um deles, que representa uma árvore morta, e ilustra a...