O 58º Festival de Parintins será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho, na Ilha Tupinambarana, mas o movimento no comércio da capital amazonense já começou a ser aquecido. A festa promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, recebe uma série de investimentos que impulsionam o crescimento do festival e impactam nas vendas do comércio na capital.
No Centro de Manaus, o empresário Igor Rodrigues, de 23 anos, tem uma loja colaborativa, que recebe produtos de diversas marcas amazonenses. Com o crescimento do Festival de Parintins nos últimos anos, o espaço passou a receber cada vez mais clientes em busca de produtos dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido.
“A gente percebe que tem gerado um impacto muito grande, financeiramente, e na visibilidade também. Temos um aumento nas vendas dos empreendedores, porque esse trabalho que a gente realiza é muito importante, porque gera emprego, renda, impacto social e sustentável”, destacou o dono da loja.
Oportunidade
É na loja do empresário que a Juliana Landim, de 29 anos, e a Maysa Fagundes, de 29 anos, expõem os produtos da marca delas, voltada para camisetas, ecobags e lenços. De acordo com Juliana, a ideia de produzir algo específico sobre os bumbás surgiu junto com a retomada e crescimento da festa, em 2022.
“A nossa marca já tinha essa simbologia do Amazonas e do Norte. E por que não do maior festival folclórico a céu aberto do mundo? Começamos a ver o que era possível fazer com esse tema dentro da proposta da nossa marca e deu certo”, disse a proprietária da marca, Juliana Landim.
Para a outra proprietária, Maysa Fagundes, a valorização do Festival de Parintins representa também a valorização do trabalho feito pelos pequenos, médios e grandes empreendedores, que moram fora da Ilha Tupinambarana, e ganham a oportunidade de comercializar seus trabalhos para um público que procura cada vez mais produtos com a temática.
“Ele (o festival) simboliza o nosso crescimento também. A gente vai crescendo junto com o festival e com a cultura. Lembro de quando era mais nova e não tinha esse ‘boom’ que tem agora. E eu acho isso maravilhoso como empreendedora e como amazonense. O boi-bumbá é o nosso carro-chefe”, destacou a empreendedora.
Investimentos no Festival de Parintins
De 2022 a 2024, mais de 340 mil turistas passaram pela Ilha Tupinambarana, durante o período da festa bovina, movimentando mais de R$ 438 milhões. Os números refletem os investimentos do Governo do Amazonas em capacitações, entrega de equipamentos e destinação de recursos.
