Primeiro trimestre deste ano teve crescimento de 30% no quadro de colaboradores da Águas de Manaus, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na capital amazonense - Foto: Assessoria

Os impactos positivos da expansão dos serviços de saneamento básico em Manaus vão além das melhorias na saúde e da recuperação dos corpos hídricos da cidade. Mais investimentos no segmento também representam mais oportunidades de trabalho. No primeiro trimestre de 2025, a Águas de Manaus aumentou em 30% o número de colaboradores, com mais de 300 novas contratações. Mais de 35% desses profissionais foram direcionados às frentes de esgotamento sanitário.

A tendência é que esse número continue aumentando nos próximos anos, especialmente com o avanço do programa Trata Bem Manaus, que prevê a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Do trabalho de conscientização à implantação das redes, os setores de Engenharia, monitoramento ambiental e manutenção, além do desenvolvimento de tecnologias, têm expectativa de crescimento. Segundo a Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON SINDICON), até 2033, serão mais de 1,5 milhão de postos de trabalhos no saneamento básico para universalização dos serviços no país.

Segundo estudo da ABCON SINDCON, o número de profissionais atuando no setor de saneamento privado vem crescendo de forma consistente, com aumento de 4% nos empregos diretos e terceirizados. Em 2023, foram registradas 2,7 mil contratações para atuação em saneamento básico, número que superou a média de admissões do setor industrial no mesmo período. O estudo é feito com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e do Emprego.

A universalização do fornecimento de água, alcançada em 2023, também segue exigindo reforços na equipe. Com o mapeamento contínuo da expansão urbana, novas áreas são incluídas na cobertura do serviço, o que demanda planejamento, operação e atendimento cada vez mais próximos da população. Em relação ao atendimento ao público, a inauguração de uma nova loja no Centro de Manaus também trouxe mais oportunidades de trabalho.

A empresa divulga as oportunidades de vagas por meio das suas redes sociais (LinkedIn, Facebook e Instagram) e no site https://www.gupy.io/. Na companhia, os colaboradores têm oportunidade de participar de cursos e de ter contato com equipes de outras unidades da Aegea, grupo líder em saneamento básico do qual a Águas de Manaus faz parte e que, hoje, está presente em mais de 760 municípios brasileiros.

“Além da contratação, nos preocupamos em desenvolver esses colaboradores para que eles possam crescer dentro do grupo Aegea. Isso é fundamental para que os serviços prestados sejam cada vez mais aprimorados. O trabalho de todos contribui com um bem maior, que é o futuro da cidade”, destaca a coordenadora de Recursos Humanos da Águas de Manaus, Isabel Vieira.

Agenda ESG

Em atuação na capital amazonense desde 2018, a Águas de Manaus tem atuação prioritária com base na igualdade de gêneros e na diversidade racial. A concessionária segue comprometida com a evolução na agenda ESG, sigla que significa “Governança Ambiental, Social e Corporativa”. Para os próximos anos, a meta é aumentar para 45% a quantidade de mulheres e em pelo menos 10% o número de negros e indígenas em posições de liderança.

“Temos o compromisso de construir uma empresa que reflita a população que ela atende. A Águas de Manaus é feita por pessoas, e acreditamos muito no potencial dos nossos colaboradores em transformar a cidade por meio do saneamento básico. Com a expansão dos nossos serviços, queremos que novas vozes alcancem posições de liderança, em um ambiente de trabalho cada vez mais plural”, destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas.