O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou para si os holofotes da imprensa internacional com gafes cometidas no velório do papa Francisco. Nas redes sociais, internautas também repercutiram as ‘falhas de comportamento’ do republicano na cerimônia deste sábado, 26.
O norte-americano se destacou entre os demais líderes mundiais por uma escolha questionável de outfit. Apesar de o Vaticano recomendar o uso de trajes escuros e gravatas pretas, Trump achou de bom-tom marcar presença na Praça de São Pedro com um costume azul.
Para além do tom fúnebre da viagem ao Vaticano, Trump aproveitou a viagem para se reunir com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e discutir a resolução da guerra com a Rússia. O encontro a sós, que aconteceu dentro da Basílica de São Pedro, durou aproximadamente 15 minutos.
Outra falha, considerada ainda mais grave pelos fiéis, foi o fato de o presidente republicano e sua esposa, Melania Trump, pisarem no tapete sobre o qual foi exposto o caixão do papa. A área estava reservada a religiosos e integrantes do rito funerário.
“Todos os líderes mundiais prestam suas homenagens ao papa, ficando de pé, longe do caixão, exceto Trump, que fica em cima do tapete. Narcisista”, apontou um internauta no X (antigo Twitter).
Reunião entre Trump e Zelensky
Zelensky chegou a Roma na manhã deste sábado, enquanto Trump aterrissou na capital italiana na noite de sexta-feira, 25. Ambos estavam acompanhados de suas esposas, Olena Zelenska e Melania Trump.
Eles se encontraram pouco antes do funeral do pontífice. Segundo o diretor de comunicações da Casa Branca, Steven Cheung, o encontro se deu em particular e rendeu uma discussão “muito produtiva”.
“Ótima reunião. Discutimos bastante, individualmente. Esperamos resultados em tudo o que abordamos. Protegendo as vidas do nosso povo e um cessar-fogo total e incondicional. Uma paz confiável e duradoura que impedirá o início de outra guerra. Uma reunião muito simbólica com potencial para se tornar histórica, se alcançarmos resultados conjuntos”, escreveu Zelensky em sua conta no X (antigo Twitter), sobre a reunião com Trump.
